top of page
  • Foto do escritorInternational IT

A Evolução do Firewall - Do Data Center à Nuvem

Atualizado: 5 de dez. de 2023

Um estágio importante na evolução do firewall foi a transição dos dispositivos tradicionais, projetados para proteger data centers locais, para o Next Generation Firewall, capaz de proteger infraestruturas modernas baseadas em nuvem contra as ameaças cibernéticas atuais.




Historicamente, os firewalls eram implementados no perímetro da rede e realizavam filtragem de tráfego com base em endereços IP, números de porta e protocolos. Esses firewalls de rede eram normalmente projetados como dispositivos autônomos que podiam identificar e bloquear ataques direcionados a qualquer coisa dentro do perímetro da rede. Como as organizações operavam seus próprios data centers no local e controlavam sua infraestrutura de rede, essa era uma abordagem viável para a segurança da rede.


Um Next Generation Firewall incorpora recursos adicionais além dos de um firewall tradicional, incluindo inspeção de aplicativos, prevenção de ameaças e inteligência integrada contra ameaças. Um firewall de nuvem é um NGFW projetado para proteger a rede moderna, que inclui ambientes de nuvem e protegem os aplicativos Cloud de uma organização contra ataques, onde quer que estejam.


Recursos Essenciais para o Firewall Moderno


A principal diferença entre os firewalls tradicionais e um NGFW é que ele oferece uma variedade de recursos além da simples inspeção de tráfego com base em porta e protocolo. Um firewall moderno deve incluir certas funcionalidades essenciais que são importantes para proteger efetivamente uma organização contra ameaças cibernéticas:


Gerenciamento de Segurança Unificado


As empresas enfrentam um cenário de ameaças cibernéticas sofisticado e em evolução e devem proteger ambientes de rede diversos e escaláveis. Um firewall de última geração permite que as equipes de segurança monitorem e gerenciem a segurança em toda a rede a partir de um único console.


Prevenção Integrada de Ameaças


O firewall deve oferecer proteção contra ameaças cibernéticas básicas e avançadas. Isso requer tecnologia de prevenção central (como proteção antivírus, antimalware e antiphishing, além de ter a capacidade de receber feeds de inteligência de ameaças e usá-los para identificar ataques mais sofisticados.



Inspeção Baseada em Aplicativo e Identidade


Diferentes aplicativos, sistemas e usuários na rede de uma organização exigem permissões, níveis de acesso e políticas de segurança variados. Um firewall moderno deve ser capaz de identificar o aplicativo, sistema ou usuário associado a um fluxo de rede e aplicar políticas de segurança específicas com base nessas informações.


Suporte à Nuvem Híbrida


Quase todas as empresas estão usando várias nuvens, e a maioria delas possui infraestrutura de nuvem híbrida. Um firewall na nuvem deve ser capaz de aplicar políticas de segurança consistentes em toda a infraestrutura de rede de uma organização, permitindo que a equipe de segurança gerencie essas políticas a partir de um único console.


Desempenho Escalável


Os firewalls tradicionais de hardware não são bem dimensionados, tornando difícil e caro para uma empresa se adaptar às condições em constantes mudanças. Os firewalls modernos devem ser capazes de aproveitar a tecnologia de nuvem para escalar rapidamente para atender às necessidades em evolução dos negócios que protegem.


Mudando para um Next Generation Firewall


Esses cinco recursos de um NGFW diminuem drasticamente o risco a segurança da rede da sua organização. Conte com a International IT para saber mais como fazer a escolha certa ao selecionar um firewall para proteger sua empresa contra ataques cibernéticos. Entre em contato conosco para agendar uma demonstração e descubra por que os firewalls Check Point são a melhor opção para proteger sua rede.


Conheça o Next Generation Firewall da Check Point


A Check Point Software Technologies é uma fornecedora líder de soluções de segurança cibernética para governos e empresas corporativas em todo o mundo. As soluções da Check Point protegem os clientes contra ataques cibernéticos de 5ª geração.



Obtenha o melhor gerenciamento de segurança unificado. Gerencie todas as soluções de segurança com uma política unificada, reunindo redes, nuvens, dispositivos móveis, endpoints e workloads. Descubra, investigue e impeça ataques rapidamente, com 99,9% de precisão.


Teste a solução gratuitamente! Oferecemos demonstrações individuais de nossas soluções. Entre em contato com nossos especialistas para testar Check Point em seu ambiente.

 



Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page