top of page
  • Foto do escritorInternational IT

A Evolução dos Ataques de Phishing e Como se Adaptar

Atualizado: 21 de dez. de 2023

O phishing não é uma técnica nova. Essa tática de engenharia social existe nas ferramentas dos atacantes há décadas, com agentes mal-intencionados se passando por contatos confiáveis e mirando vítimas desavisadas por meio de e-mails ou mensagens de texto para roubar dados sensíveis.



O Perigo dos Phishings Mais Realistas


Historicamente, as comunicações de phishing eram fáceis de identificar devido a erros de redação e gramática. No entanto, à medida que as ferramentas de conteúdo impulsionadas por IA se tornam mais amplamente disponíveis e acessíveis, os cibercriminosos estão recorrendo a essas tecnologias para aprimorar suas operações. Uma maneira de fazer isso é usando a IA para tornar seus e-mails de phishing mais realistas do que nunca, aumentando as chances de sucesso ao fazer com que suas vítimas cliquem em um link malicioso.


A Importância da Educação dos Funcionários


Nessa nova era de comunicações criadas por IA, os funcionários têm um papel ainda mais crítico na defesa de suas organizações contra tentativas de invasão. No entanto, simplesmente aconselhar os funcionários a procurar por atributos "tradicionais" de phishing não é mais suficiente para manter as organizações seguras. Além de investir nas tecnologias certas, como filtros de spam e autenticação de dois fatores, a educação dos funcionários pode ser o fator determinante para proteger as organizações contra phishing e ransomware.


Phishing: O Principal Método de Entrega para Ransomware


De acordo com pesquisas recentes, o phishing continua sendo o vetor de ataque número um associado à entrega de ransomware. E é fácil entender por que é o vetor de escolha, já que os atacantes continuam tendo sucesso com essa tática. De acordo com dados de avaliações de phishing conduzidas pela CISA, 80% das organizações tiveram pelo menos um funcionário que caiu vítima de uma tentativa de phishing simulada.




Esforços de Educação dos Funcionários para Proteger a Empresa Contra Phishings


Porque a maioria dos ransomwares é entregue através de phishing, a educação dos funcionários é essencial para proteger as organizações dessas ameaças. No entanto, não existe um único programa de educação que sirva para todos. Esses esforços de treinamento devem ser adaptados às necessidades únicas da empresa.


1. Treinamento de Conscientização em Segurança


Oferecer um programa de educação contínua em ciberconscientização, que seja avaliado e atualizado com frequência para refletir a evolução do cenário de ameaças, é parte crucial para manter uma organização segura.


2. Serviços de Simulação de Phishing


Enviar e-mails de phishing simulados para os funcionários da organização permite que eles pratiquem a identificação de comunicações maliciosas, sabendo o que fazer quando um atacante os alvejar. O Serviço de Simulação de Phishing FortiPhish utiliza simulações do mundo real para ajudar as organizações a testar a conscientização e vigilância dos usuários contra ameaças de phishing.


Com a introdução de qualquer nova tecnologia, os cibercriminosos encontrarão maneiras de usá-la para fins nefastos. Isso exige que as equipes de segurança e cada funcionário nas organizações sejam ainda mais diligentes na proteção contra ameaças. Portanto, é vital para as organizações avaliar e evoluir seu programa de conscientização cibernética atual, garantindo que os aprendizes e funcionários tenham o conhecimento mais atualizado e relevante para mantê-los (e os dados da organização) seguros. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a proteger o seu negócio!



Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

Comments


Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page