5G no Brasil: Qual o impacto na Segurança Cibernética da sua empresa?

Atualizado: 27 de set.

A partir desta quarta-feira (06/07), o Brasil entra na era da internet de quinta geração (5G). Brasília é a primeira capital a receber o sinal. Na sequência, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo receberão a tecnologia.


Como resultado, o 5G tem o potencial de tornar tudo muito mais conectado. Dispositivos em locais sem acesso a redes de banda larga tradicionais podem ser implementados usando o 5G. No entanto, com esse crescimento em sistemas conectados também surgem possíveis implicações de segurança. As empresas precisarão de soluções capazes de monitorar e proteger dispositivos conectados por 5G contra ameaças cibernéticas.



VEJA TAMBÉM: Como o trabalho remoto afetou a segurança de TI e o que você pode fazer a respeito?


Como funciona o 5G?


gif

A próxima geração de redes móveis usa muitas das mesmas tecnologias (ondas de rádio, torres, etc.) que outras gerações, mas inclui um esquema de codificação exclusivo que oferece várias vantagens.


Além disso, o 5G utiliza principalmente redes definidas por software, ao contrário do 4G e das gerações anteriores. Isso permite a implementação de fatiamento de rede, em que uma rede é dividida em vários segmentos que podem ser adaptados às necessidades de um aplicativo específico. Essa nova arquitetura de rede torna o 5G mais escalável e flexível do que o 4G.


4G vs 5G


O 5G é capaz de oferecer uma série de vantagens em relação ao 4G, como por exemplo:

  • Velocidades mais rápidas: 5G oferece velocidades até 100 vezes maiores que 4G.

  • Menor latência: 5G é capaz de oferecer latências de rede muito mais baixas (1 milissegundo) do que 4G (50 milissegundos).

  • Densidade mais alta: 5G é capaz de suportar dez vezes mais conexões na mesma área que o 4G.

  • Maior eficiência energética: 5G terá nível de eficiência energética 90% mais alto que 0 4G, viabilizando a internet das coisas, já que baterias de diversos tipos de dispositivos muitas vezes não podem ser substituídas ou recarregadas com frequência.


Como o 5G afetará as redes corporativas e a segurança cibernética?


gif

O 5G permite que mais dispositivos se conectem a redes móveis, reduz o consumo de energia e oferece melhor desempenho e latência de rede. Isso abre o uso da rede móvel para vários aparelhos diferentes.


Um dos maiores impactos do 5G é uma explosão no uso de dispositivos da Internet das Coisas (IoT). Esses dispositivos geralmente operam com recursos restritos (ou seja, vida útil limitada da bateria) e precisam de links de rede de alto desempenho para se comunicar com servidores na nuvem.


Com o 5G, os dispositivos IoT podem aproveitar a conectividade de rede móvel com velocidades mais altas e menor latência, e o design do 5G significa que o consumo de energia é menor. Além disso, a capacidade do 5G de oferecer suporte a uma densidade muito maior significa que muitas dispositivos IoT podem ser implementados sem afetar negativamente a conectividade de rede. Como resultado, o 5G possibilita implementação massiva de dispositivos IoT, especialmente em locais remotos onde a conectividade de rede tradicional não está disponível ou é muito cara.


Benefícios e preocupações de segurança 5G


A transição para a tecnologia 5G oferece às organizações muitos benefícios, mas é necessário considerar também os impactos da segurança cibernética 5G:

  • Diminuição da visibilidade do tráfego: À medida que o 5G torna as redes móveis mais velozes e eficientes, os funcionários podem começar a usá-las mais. A menos que uma organização tenha uma solução de WAN como o Secure Access Service Edge (SASE), isso pode significar que essas empresas perderão a visibilidade de parte do tráfego corporativo.

  • Maior uso de IoT: Historicamente, os dispositivos IoT têm pouca segurança, criando possíveis lacunas na cibersegurança de uma organização e expandindo sua superfície de ataque. As empresas devem implementar soluções de segurança de IoT para garantir que seus novos dispositivos estejam protegidos adequadamente.

  • Cadeia de suprimentos e vulnerabilidades de software: As cadeias de suprimentos 5G são limitadas e a nova tecnologia móvel é mais dependente de software do que a rede móvel tradicional. Isso aumenta o potencial de exploração da infraestrutura de rede 5G.


Esses possíveis impactos de segurança aumentam os possíveis riscos cibernéticos associados a esses dispositivos. Com o advento do 5G, as organizações precisam de soluções de segurança de rede projetadas e capazes de proteger esses dispositivos conectados.


VEJA TAMBÉM: 3 métodos simples para proteger seus dispositivos IoT corporativos


Construindo segurança para o mundo 5G


gif

À medida que o 5G se torna mais prevalente e utilizável, sua adoção crescerá rapidamente. A promessa da tecnologia 5G a torna a escolha ideal para organizações que precisam implementar soluções de monitoramento e controle em locais remotos. No entanto, muitas dessas mesmas organizações, também são algumas das mais visadas e vulneráveis a ameaças cibernéticas.


A Check Point oferece soluções que podem ajudar essas empresas a implementar dispositivos IoT com segurança em redes 5G. Isso inclui soluções de segurança de IoT capazes de proteger os dispositivos desde sua conexão inicial com a rede até o bloqueio de ataques conhecidos e de Zero Day. Para saber mais sobre as soluções de segurança IoT da Check Point ou solicitar uma demonstração, basta preencher o formulário abaixo.


Fontes: Forbes e CyberHub

 

Conte com a International IT e a Check Point para permanecer seguro na era do 5G e da internet das coisas.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

349 visualizações

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos