top of page
  • Foto do escritorInternational IT

5 maneiras infalíveis de melhorar a disponibilidade do sistema e da rede

Atualizado: 6 de dez. de 2023

Pergunte a qualquer equipe de TI qual é o seu pior pesadelo e eles provavelmente vão falar sobre falhas de rede com usuários estressados, gerenciamento de pânico e a descoberta embaraçosa de uma causa evitável.


Sim, todos nós já estivemos lá.


Richard Ayoade como Maurice Moss em The IT Crowd.



Mas, a cada dia que passa, a dependência dos sistemas de TI aumenta; e com isso a necessidade de manter os mais altos níveis possíveis de disponibilidade.


Hiper resiliência é o termo que está se desenvolvendo na indústria.


Mas como conseguimos isso?


Dê uma olhada nas nossas cinco principais dicas.


 

1. Use o software de monitoramento de rede e dispositivo

Isso pode parecer óbvio e, considerando que essas soluções existem há quase duas décadas, é preciso se perguntar por que alguém não usaria essas soluções.


De qualquer forma, eles deveriam!


As ferramentas de monitoramento de rede e dispositivo obtêm as informações estatísticas de integridade dos dispositivos em sua rede e fornecem informações que você não poderia ter extraído dos consoles de gerenciamento dos dispositivos individuais.


Ser capaz de ver o futuro traz benefícios óbvios; e certamente com o lento desenvolvimento de problemas na rede, essas soluções são capazes de dar uma melhor visibilidade deles.


Seja o ambiente de comutação, dispositivos virtuais, Wi-Fi ou aplicativos em si.


Existem inúmeras estatísticas que mostram que o monitoramento preditivo resulta em menos interrupções, principalmente aquelas que afetam as operações.


Você usa uma ferramenta de monitoramento de rede? Dê uma olhada no favorito dos administradores de TI, o WhatsUp Gold.

 

2. Implementar um programa de controle de mudanças


Novamente, não estamos colocando fogo no mundo aqui. Mas quantos de nossos espectadores só fazem alterações em seus ambientes, as quais são acordadas por um painel de mudanças e durante uma janela de mudanças?


Arriscamos adivinhar que são muito poucos.


Estudos do Gartner mostram que até 80% de todas as interrupções na rede estão relacionadas a configurações incorretas ou alterações que fizemos sem inspeção ou aprovação prévia.


Escusado será dizer que deve estar no topo da sua lista de prioridades a serem implementadas.


Mas quando as coisas ainda derem errado e alterações não autorizadas ou inesperadas continuarem a representar um problema, considere o uso de uma solução de monitoramento de integridade de arquivos (FIM).


As soluções FIM podem detectar alterações e até verificar se são esperadas ou não. Frequentemente, integrando-se a ferramentas de ITSM, como o popular ServiceNow.


Você usa uma solução de monitoramento de integridade de arquivos? Dê uma olhada no NNT Change Tracker, preferido por muitas das 500 empresas da lista.

 

3. Use soluções automatizadas de resposta a incidentes


Hoje em dia, parece que quase nenhuma conversa pode ser feita, sem mencionar a IA ou o aprendizado de máquina. Mas acreditamos que a automação é a chave para a disponibilidade da rede e do dispositivo.


Com a automação, você pode reagir ao desenvolvimento de eventos muito mais rapidamente do que os equivalentes humanos da equipe de TI, com ações evasivas.


Onde os serviços do Windows param, a automação pode iniciá-los novamente ou colocar online uma solução alternativa para compensar.


Quando um switch atinge 100% de utilização, uma solução de automação pode detectar isso e enviar um comando ao switch ou outro dispositivo de rede para desviar o tráfego para um local mais resiliente.


A velocidade com que isso pode ser alcançado limita qualquer impacto ao mínimo.


As soluções de monitoramento de rede, como o WhatsUp Gold, incluem recursos de resposta a incidentes, como os descritos acima. Se desejar obter mais informações, faça uma ligação com um de nossos especialistas em soluções.


 

4. Use a nuvem


Há muitos benefícios no uso de infraestrutura e serviços em nuvem; no entanto, em relação a este tópico, o principal benefício é o aumento da disponibilidade.


Os provedores de nuvem investem em equipamentos e processos para garantir altos níveis de tempo de atividade, que eles costumam anunciar como 98% ou mais.


Especialmente para organizações menores e mais econômicas, a extensão em que os provedores de nuvem devem manter essas estatísticas está fora de seu poder ou capacidade de gasto.


Por esse motivo, o uso da nuvem em alguns de seus sistemas mais importantes é altamente recomendado.

 

5. Tenha um plano ensaiado


Apesar de ser a recomendação com o menor custo, é também a que encontramos mais frequentemente alude as pessoas.


Tenha um plano para quando as coisas derem errado.


Em uma situação em que há perda de conectividade de rede ou um aplicativo/servidor crítico não está disponível. Decidir o que é melhor fazer é perder tempo precioso.


Um plano bem elaborado e possivelmente ensaiado retornará a organização à saúde operacional o mais rápido possível; deixando o menor impacto.


E para conseguir tudo isso, você pode contar com a International IT. Nosso time de especialistas está sempre pronto para lhe dar o suporte necessário e melhorar o seu monitoramento.


 

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo no monitoramento de rede do seu negócio!



Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page