International IT

7 de jun de 20212 min

TikTok: Nova política de privacidade permite coleta de dados biométricos dos usuários

Atualizado: 22 de jul de 2021

O popular serviço de compartilhamento de vídeo TikTok revisou sua política de privacidade nos EUA para permitir que o app colete automaticamente informações biométricas, incluindo dados sobre rosto e voz.

VEJA TAMBÉM: Hackers invadem mais de 150 mil câmeras de vigilância em todo o mundo

Os usuários americanos receberão a notificação sobre a mudança no decorrer dos próximos dias, mas ainda não está claro se isso vai ser levado para o mundo inteiro.

A ByteDance, dona do TikTok, incluiu em sua política de privacidade o seguinte texto:

Podemos coletar identificadores biométricos e informações biométricas conforme definido nas leis dos Estados Unidos, como impressões de rosto e voz, de seu Conteúdo do Usuário. Quando exigido por lei, buscaremos todas as permissões necessárias de você antes de qualquer coleta.

Além disso, a empresa também deixa claro que pode coletar informações sobre "a natureza do áudio e o texto das palavras faladas em seu Conteúdo do Usuário" para "habilitar efeitos especiais de vídeo, para moderação de conteúdo, para classificação demográfica, para recomendações de conteúdo e anúncios e para outras operações de identificação não pessoal."

Nos EUA, apenas Califórnia, Illinois, Nova York, Texas e Washington têm leis que restringem empresas de coletar dados biométricos, ou seja, essa mudança pode significar que o TikTok não precise pedir permissão de seus usuários. Em outras palavras, os usuários estão consentindo que seus dados biométricos sejam coletados simplesmente concordando com seus termos de serviço.

VEJA TAMBÉM: Mais de 100 milhões de usuários Android tem seus dados pessoais expostos

Essas revisões na política de privacidade ocorrem alguns meses depois que o TikTok pagou 92 milhões de dólares em um acordo de uma ação coletiva por violar a Lei de Privacidade de Informações Biométricas de Illinois (BIPA) ao capturar clandestinamente dados biométricos e pessoais de usuários nos EUA para segmentar anúncios sem atender aos requisitos de consentimento informado da lei estadual.

O TikTok concordou em evitar a coleta ou armazenamento de informações biométricas, identificadores biométricos, geolocalização ou dados de GPS, a menos que isso esteja expressamente divulgado em sua política de privacidade. É muito provável que as alterações sejam decorrentes do acordo nesse processo.

Fontes: The Hacker News e Gizmodo


Proteja os dados de seus clientes com Primeur Data Privacy!

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

    345
    7