top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Vulnerabilidade no FortiOS é explorada em ataques a governos e organizações

Atualizado: 30 de nov. de 2023

Uma vulnerabilidade Zero Day no FortiOS SSL-VPN foi explorada por cibercriminosos em ataques direcionados a governos e grandes corporações.




Os pesquisadores da Fortinet em uma análise publicada esta semana afirmam:

A complexidade da exploração sugere um ator avançado e altamente direcionado a alvos governamentais ou relacionados ao governo.

Os ataques envolveram a exploração da falha CVE-2022-42475, que utiliza o estouro de buffer com base em heap para permitir a um invasor não autenticado executar códigos arbitrários por meio de solicitações especificas.


A cadeia de infecção analisada pela empresa mostra que o objetivo final era implementar um código Linux genérico e modificado para FortiOS, equipado para comprometer o software do sistema de prevenção de intrusões (IPS) da Fortinet e estabelecer conexões com um servidor remoto para baixar malwares adicionais e executar comandos.


A Fortinet disse que não conseguiu recuperar os payloads dos estágios subsequentes dos ataques e também não divulgou quando as invasões ocorreram.




Além disso, o modus operandi revela o uso de ofuscação para impedir a análise, assim como recursos avançados para manipular o registro do FortiOS e encerrar os processos de registro para que os invasores permaneçam indetectáveis. Os pesquisadores completam:


Ele procura por arquivos elog, que são logs de eventos no FortiOS. Depois de descompactá-los na memória, ele procura uma string especificada pelo invasor, a exclui e reconstrói os logs.

A empresa também observou que a exploração requer um entendimento profundo do FortiOS e do hardware subjacente e que os hackers podem fazer engenharia reversa em diferentes partes do FortiOS.


Por fim, o relatório aponta que a amostra descoberta do Windows atribuída ao invasor exibia artefatos de ter sido compilada em uma máquina no fuso horário UTC+8, que inclui Austrália, China, Rússia, Cingapura e outros países do Leste Asiático.


 



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page