top of page

Transporte e Logística: Mantenha a cibersegurança no caminho certo

Com a crescente adoção da transformação digital em empresas do setor de logística e transporte, os sistemas de controle industrial (ICS) e de tecnologia operacional (OT) estão se fundindo com a Internet.


Os fornecedores de transporte terrestre, aéreo e marítimo e especialmente os operadores de dutos dependem cada vez mais do ICS para operações e segurança. Anteriormente, o ICS autônomo e as tecnologias operacionais eram difíceis de atacar, pois os cibercriminosos tinham que introduzir o malware manualmente por meio de um disco ou de um dispositivo USB infectado.


A integração do ICS e OT com a Internet tornou essas infraestruturas vulneráveis ​​a ataques cibernéticos multivetoriais. É importante que os provedores de transporte tenham controles de segurança projetados especificamente para seus sistemas ICS e OT, incluindo aqueles que usam o protocolo SCADA.



Inteligência artificial e veículos de carga autônomos


A pandemia dificultou o acesso a tripulações marítimas, motoristas de caminhões e frotas aéreas devido a quarentenas e restrições de viagens. Além do problema da disponibilidade de profissionais, o erro humano é uma das principais causas de acidentes e problemas de segurança. De acordo com um estudo da Allianz, o erro humano é responsável por uma porcentagem entre 75% e 96% dos acidentes marítimos. Da mesma forma, a exaustão é um fator em cerca de 14% dos acidentes fatais com caminhões. Para resolver esse tipo de problema, veremos a substituição de veículos operados por humanos por veículos autônomos guiados por inteligência artificial (IA).


gif

Caminhões de carga autônomos, Maritime Autonomous Surface Ships (MASS) e aeronaves comerciais autônomas estão se tornando rapidamente a solução para as questões de segurança e disponibilidade humana.


No entanto, veículos autônomos e conectados são alvos de ataques cibernéticos devido à crescente variedade de softwares e interfaces de comunicação que aumentam a complexidade e a conectividade, ambos inimigos da segurança cibernética. À medida que os veículos autônomos ficam online, eles devem ser protegidos contra ataques cibernéticos para evitar roubos, violações de dados, sabotagem e outros danos.


Sistemas de GPS


Um caso emblemático da dependência dos sistemas de GPS para as empresas de transporte foi o ataque do grupo russo de crimes cibernéticos chamado EvilCorp ao fabricante de GPS Garmin. O incidente interrompeu muitos sistemas críticos de aviação responsáveis ​​pela navegação, pilotos automáticos, sistemas de tráfego ativo, instrumentos de voo, sistemas de informações do motor, monitores, sensores, interfaces e etc.


O ataque também afetou os sistemas marítimos, incluindo pilotos automáticos, radares, sensores de Sistemas de Identificação Automática (AIS) e caixas-pretas de sonar. Por isso, os sistemas de GPS devem ser protegidos de ponta a ponta pelos provedores de GPS e por aqueles que consomem produtos e serviços de GPS.


IIoT


gif

A Internet Industrial das Coisas (IIoT) usa atuadores e sensores inteligentes para melhorar os processos industriais. O transporte está crescendo na IIoT mais rapidamente do que a maioria das outras indústrias devido a questões de segurança. Os sensores IIoT criam e rastreiam dados como velocidades de trens, temperaturas de estradas, condições de peças de aeronaves e outras informações críticas. No entanto, esses dispositivos estão localizados fora dos perímetros centralizados de segurança cibernética, tornando-os vulneráveis ​​a vários tipos de ataques cibernéticos que podem proliferar e causar danos em todos os ambientes de transporte.


Software de negócios e cadeia de suprimentos


Os provedores de transporte estão intimamente ligados às cadeias de suprimentos integradas de hoje. Assim como softwares para integração de sistemas de pagamento eletrônico usados ​​com parceiros terceirizados. Esses aplicativos de negócios são uma das principais fontes de vulnerabilidade para provedores de transporte.


Confira o documento completo (em inglês)

WP_TransportationOnTheRight-Track
.pdf
Download PDF • 406KB

Conheça o Next Generation Firewall da Check Point


A Check Point Software Technologies é uma fornecedora líder de soluções de segurança cibernética para governos e corporações em todo o mundo. As soluções da Check Point protegem os clientes contra ataques cibernéticos de 5ª geração.



Obtenha o melhor gerenciamento de segurança unificado. Gerencie todas as soluções de segurança com uma política unificada, reunindo redes, nuvens, dispositivos móveis, endpoints e workloads. Descubra, investigue e impeça ataques rapidamente, com 99,9% de precisão.


Teste a solução gratuitamente! Oferecemos demonstrações individuais de nossas soluções. Entre em contato com nossos especialistas para testar Check Point em seu ambiente.

 

Conte com a International IT para proteger sua empresa de ataques cibernéticos com o que há de melhor no mercado de Next Generation Firewall.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

63 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page