SOC: Ciclo de Vida do Gerenciamento de Vulnerabilidades

Infelizmente, nenhuma segurança é perfeita. Incidentes podem e vão acontecer, por isso é importante estar preparado para eles. Uma resposta bem planejada e executada ajudará a minimizar os danos causados por um ataque cibernético.


A principal função de um Security Operations Center (SOC) é limitar os danos a uma organização, detectando e respondendo a ataques cibernéticos que escapam com êxito dos controles de segurança preventivos existentes nas organizações.


Contudo, um SOC pode incluir outras atividades de segurança, como atividades de conformidade, configurações de sistema e gerenciamento de vulnerabilidades.



VEJA TAMBÉM: SNOC: Por que unificar SOC e NOC é uma boa ideia para os negócios?


O que é o Ciclo de Vida do Gerenciamento de Vulnerabilidades?


O gerenciamento de vulnerabilidades é um processo cíclico para identificar ativos de TI e correlacioná-los com um banco de dados de vulnerabilidades continuamente atualizado para mapear ameaças, configurações incorretas e vulnerabilidades em endpoints, workloads e sistemas. O seu ciclo de vida inclui 6 etapas, que são:


1. Descoberta


Crie um inventário de todos os ativos de rede e identificação de detalhes do host, incluindo o sistema operacional e serviços, para reconhecer vulnerabilidades de segurança em um cronograma automatizado contínuo. Assim, você elimina pontos cegos por meio da manutenção da visibilidade atualizada da infraestrutura e dos ativos para reduzir as ameaças. Os Bancos de Dados de Gerenciamento de Configuração (CMDBs) podem ser úteis para essa finalidade.


2. Priorização de ativos


Categorize ativos em grupos ou unidades de negócios e atribua um valor com base em sua importância para a operação de negócios. Este deve ser um esforço multifuncional que requer colaboração e comunicação contínuas.


3. Avaliação


É preciso determinar um perfil de risco básico de acordo com a criticidade, a ameaça de vulnerabilidade e a classificação do ativo. Isso permite decidir quais riscos eliminar primeiro.


4. Relatórios


Você deve medir o nível de risco dos negócios relacionado aos ativos de acordo com os procedimentos de segurança. Documentar um plano de segurança, monitorar atividades suspeitas e relatar vulnerabilidades descobertas ajuda no processo de tomada de decisão.


5. Correção


Priorize a correção das vulnerabilidades de acordo com o risco para o seu negócio. Estabeleça controles que registrem o progresso.


6. Verificação e monitoramento


A etapa final do Ciclo de Vida do Gerenciamento de Vulnerabilidades inclui auditorias e acompanhamento do processo para garantir a eliminação das ameaças.


VEJA TAMBÉM: EDR, SIEM e NDR - Conheça a Tríade de Visibilidade SOC


Por que as empresas precisam de Gerenciamento de Vulnerabilidades?


gif

O período entre a divulgação de vulnerabilidades e sua exploração por cibercriminosos está diminuindo a cada dia, portanto, as empresas precisam ser rápidas na correção. Com tempo e recursos limitados e sem o histórico de risco necessário para priorizar vulnerabilidades, é quase impossível rastrear com sucesso vários problemas em milhares de vários ativos em uma rede distribuída.


Não resta dúvida de que ter um processo de Gerenciamento de Vulnerabilidades bem estabelecido é extremamente necessário. Com o SOC da International IT você encontrará uma opção de Gerenciamento de Vulnerabilidades que preenche a lacuna entre equipes, maximiza os recursos e oferece visibilidade. Preencha o formulário abaixo para solicitar uma demonstração.


Fontes: NSCS, SOCRadar e Microsoft

 

Mantenha a sua empresa segura com nosso SOC!

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

122 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos