top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Single Sign-On (SSO): O que é e como sua empresa pode se beneficiar?

Atualizado: 15 de fev. de 2022

O acesso multi-login repetitivo pode ser um problema para sua empresa. Os funcionários certamente não gostam quando precisam lembrar de incontáveis senhas e nomes de usuário para acessar aplicativos, serviços e plataformas.




E se as equipes de TI não precisassem mais desperdiçar recursos valiosos e tempo gerenciando contas de usuários? E se pudessem se concentrar nos principais processos de negócios em vez de lidar com problemas de acesso e esquecimento de senhas? Felizmente, existe uma resposta para essas perguntas, o Single Sign-On (SSO).


O que é Single Sign-On?


SSO, ou Single Sign-On, é uma tecnologia avançada de controle de acesso que permite aos usuários fazer login com uma única credencial de qualquer dispositivo e em vários sistemas ou pontos de contato diferentes.


Um serviço SSO é executado com a ajuda de um token de autenticação.


Se, por exemplo, você fizer login em algum um recurso da sua empresa, o SSO criará um token que lembrará que você foi verificado.


Qualquer serviço que você tentar acessar depois disso será confirmado com o logon inicial. O SSO passa seu token de autenticação para o recurso e você ganha permissão para entrar. Tudo isso acontece rapidamente e de forma transparente para o usuário.


Pense em um SSO como um intermediário que pode confirmar se a palavra-chave e a senha de um usuário correspondem às do banco de dados central.


Em ecossistemas sensíveis como os encontrados na área de saúde ou no mercado financeiro, é necessário ter o controle de acesso centralizado com supervisão completa sobre as permissões de acesso do usuário. A tecnologia de Single Sign-On oferece essa capacidade.


6 principais vantagens do Single Sign-On (SSO)


1. O Single Sign-On eleva a experiência do usuário


Quantas vezes você já se sentiu frustrado porque não conseguia se lembrar do nome de usuário e da senha de um determinado aplicativo? O SSO é o caminho para superar essa questão. Quando os funcionários não tem que digitar logins repetidamente ou esperar por solicitações de senha para acessar ferramentas, eles ficam mais felizes, satisfeitos e produtivos.


2. O Single Sign-On economiza tempo


Humanos não são máquinas. Por mais que adoraríamos lembrar de dezenas de credenciais de login, estamos programados para esquecer algumas delas.


Configurar a senha. Esquecer a senha? Redefinir senha. É um ciclo frustrante tanto para os usuários, quanto para equipes de TI que tem muitos dados para proteger, vários recursos de rede para provisionar e inúmeras outras tarefas cruciais a cumprir.


Ao implementar o SSO, seus usuários poderão acessar todo o conjunto de recursos da empresa a partir de um único "portal" e com apenas um login e senha.


3. O Single Sign-On melhora a velocidade


Em setores de alto risco ou em grandes empresas onde muitos departamentos e funcionários exigem acesso rápido e estável aos mesmos aplicativos e serviços, o SSO pode ser incrivelmente útil.


Em ambientes como esses, a lentidão no acesso a ferramentas ou recursos compartilhados é crítica.



4. O Single Sign-On ajuda com o compliance


Não é nenhum segredo que as organizações devem cumprir várias regulamentações como LGPD, GDPR, SOX, HIPAA e etc, As empresas precisam atribuir IDs exclusivos a todos os funcionários com acesso a dispositivos e recursos, além de garantir a verificação apropriada dos usuários externos.


O não cumprimento desses requisitos pode levar a multas pesadas, diminuição da confiança de parceiros, clientes ou até mesmo dos funcionários. O SSO ajuda a cumprir esses regulamentos, garantindo relatórios de acesso eficazes e compartilhamento seguro de arquivos.


5. Reduz os custos do Help Desk de TI


Como o serviço de Single Sign-On reduz o número de credenciais de login que um indivíduo precisa memorizar, os usuários provavelmente não abrirão um chamado de redefinição de senha para a equipe de TI.


Segundo a Gartner, entre 20% e 50% de todas as solicitações de help desk são relacionadas a credenciais. Além disso, esses chamados são caros, a Forrester estima que o custo de uma redefinição de senha é no mínimo US $ 25.


6. O Single Sign-On melhora a segurança


O SSO e a segurança estão interligados e são quase inseparáveis. O conceito de um login "único" serve para reforçar a segurança de recursos corporativos confidenciais e de alto nível.


Como o token de autenticação fica no servidor SSO e não nos recursos que os usuários acessam, o SSO atua como um ponto de autenticação central. Isso reduz as chances de ataques de phishing ou malware.



Obtenha mais segurança, maior visibilidade e controle de acesso com a transferência de arquivos MOVEit


Em setores em que a proteção de dados é crítica e não existe margem para erros, sua empresa precisa de uma ferramenta de transferência de arquivos gerenciada (MFT), como o MOVEit.


O MOVEit otimiza a troca de dados e arquivos entre clientes, funcionários e parceiros. Se você já possui um serviço de Single Sign-On, o MOVEit é a peça final do seu quebra-cabeça. Obtenha máxima proteção com o gravação de logs para auditoria, criptografia avançada e recursos de rastreamento de atividades.


Disponível como serviço gerenciado, nuvem ou solução local, o MOVEit, em conjunto com o SSO, pode ajudar a controlar o nível de autenticação e acesso concedido a cada usuário, dando a sua empresa maior visibilidade e controle.


Fonte: Defrag This

 

Conte com a International IT para implementar sua solução de MFT.

521 visualizações

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page