Resolvendo os cinco desafios do Gerenciamento de Patches

Atualizado: 27 de set.

Manter-se atualizado em um fluxo interminável de lançamento de patches para vulnerabilidades encontradas é um desafio, especialmente para grandes empresas. O tempo é essencial e a maioria das organizações dá aos adversários em potencial um tempo suficiente para atacar - levando em média 16 dias para corrigir uma vulnerabilidade crítica após a detecção - de acordo com pesquisa do Ponemon Institute.



A pesquisa do Ponemon Institute mostra que 60% das organizações têm uma violação devido a uma vulnerabilidade conhecida, mas ainda não corrigida. Existem maneiras de tornar a tarefa de gerenciamento de patches menos desafiadora, superar o tempo médio de resposta e evitar fazer parte de uma estatística ruim.


Os desafios de Gerenciar Patches:


1. Grande diversidade de sistemas e aplicações


Toda organização agora tem uma mistura de sistemas operacionais e aplicativos de terceiros. Provavelmente, isso significa macOS, Windows, Linux e muito mais, além de aplicativos de centenas de fornecedores diferentes.


2. HomeOffice e com sistemas que são conectados a um domínio

gif

Já é difícil manter o controle dos dispositivos que você gerencia diretamente, mas é mais desafiador e talvez ainda mais crítico garantir que os dispositivos BYOD ou contratados sejam corrigidos antes de acessar os recursos da sua organização, por VPN ou Web.




3. Testes de Patches Críticos e Impacto


Patches de segurança críticos precisam de alguns testes e cuidados ao serem implementados para garantir que não afetem a disponibilidade. Fazer isso requer processo e automação que suportem a liberação incremental de um patch para grupos maiores de dispositivos.


4. A visibilidade e o monitoramento de sistemas vulneráveis

gif

Mesmo depois de considerar as compensações de risco, testar e corrigir a vulnerabilidade crítica mais recente, o trabalho ainda não está concluído. Ainda é vital monitorar ativamente, para garantir que um dispositivo que não conectou - quando você estava reagindo à ameaça - seja corrigido quando se conectar novamente aos recursos da rede. Você precisa de visibilidade em qualquer dispositivo que não tenha sido corrigido e proteção contínua de nos dispositivos vulneráveis.


5. Falta de pessoal de segurança e TI.


Um desafio comum para organizações de segurança ou de TI de qualquer tamanho é a falta de recursos para o trabalho diário, sem falar nas simulações de incêndio que cada vulnerabilidade de alto perfil desencadeia.



VEJA TAMBÉM: 6 Falhas de Segurança na Transferência de Arquivos para Infraestrutura Crítica


MetaAccess: uma solução essencial


gif

Os desafios podem parecer uma batalha difícil, mas a boa notícia é que existem soluções para isso. Conforme detalhado aqui, o OPSWAT MetaAccess fornece uma solução completa que o ajudará no gerenciamento de patches, corrigir falhas rapidamente e garantir que você permaneça protegido.



1. O MetaAccess ajuda a garantir que todos os seus sistemas e aplicativos sejam corrigidos através de:


  • Fornecer visibilidade e detectar vulnerabilidades de softwares desatualizados e apresentar um resumo inteligente no painel principal do MetaAccess e também relatórios diários. Usando-os, você pode detalhar para ver mais detalhes, conforme descrito aqui:

  • Fornecendo visibilidade de vulnerabilidades da perspectiva do aplicativo:

  • Garantir que sua escolha de solução de gerenciamento de patches esteja configurada corretamente no ponto final e alerte você e potencialmente bloqueie o dispositivo do usuário se a solução de gerenciamento de patches não estiver configurada corretamente:


  • Potencialmente bloqueando o dispositivo de acessar seus aplicativos e outros recursos, inclusive quando um sistema operacional ou aplicativo de terceiros não é corrigido, como o patch Monterey 12.5.1. O usuário pode ser avisado por um número configurável de dias e, se o patch ainda não for aplicado, ele pode ser bloqueado para dar a chance de lidar com o fluxo de trabalho de risco e impacto.


2. . Com a normalização do trabalho híbrido, é fundamental que qualquer solução usada para corrigir dispositivos funcione para usuários locais ou remotos. Como o MetaAccess é hospedado na nuvem (com opção On-Prem também), o OPSWAT Client garante que os dispositivos estejam seguros, não importa onde estejam localizados ao acessar recursos corporativos.


3. É fundamental lançar patches gradualmente para mitigar o risco de impacto generalizado se houver surpresas ocultas. O MetaAccess permite que você imponha políticas diferentes por grupos de dispositivos com suporte à implantação automática de patches, exclua patches específicos e até isente dispositivos específicos. Além de isentar dispositivos, patches e CVEs específicos também podem ser isentos, permitindo que um dispositivo continue sendo visto como compatível se você decidir que o impacto é grande demais para aplicá-lo.


4. Os recursos de acesso seguro do MetaAccess protegem suas organizações do acesso de dispositivos arriscados ou não compatíveis. Um aspecto vital disso é garantir que um dispositivo que pode não ter se conectado recentemente, mas pode ter uma vulnerabilidade crítica mais antiga, seja bloqueado até que seja corrigido, não importa quanto tempo tenha passado desde que a vulnerabilidade inicial foi abordada em outros sistemas.


5. O MetaAccess apresenta ao usuário uma mensagem de correção detalhada com informações sobre a vulnerabilidade. Alertar os usuários os torna mais propensos a corrigir seus próprios dispositivos mais cedo. Se eles não agirem, o MetaAccess poderá continuar a avisá-los sempre que tentarem acessar um recurso da organização e, se eles esperarem muito, você poderá configurar a política do MetaAccess para exigir que eles apliquem patches para obter acesso aos recursos da empresa. Isso permite um lançamento rápido de patches críticos, mesmo para as equipes de TI mais sobrecarregadas, independentemente do momento, e tudo automaticamente.



O MetaAccess aborda todos esses desafios, ajudando a equipe sobrecarregada de sua organização a responder com mais rapidez e eficiência a vulnerabilidades críticas sem carga de trabalho adicional.

Conecte-se com um de nossos especialistas e Experimente o MetaAccess gratuitamente!


Fonte: OPSWAT

 

Conte com a International IT e a OPSWAT para implementar uma metodologia Zero Trust e proteger a infraestrutura crítica da sua empresa.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

65 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos