top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Ransomware: Não pague os cibercriminosos, diz Ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel

Atualizado: 6 de dez. de 2023

O governo do Reino Unido tem adotado uma mensagem clara contra o pagamento de resgates que grupos de ransomware pedem as corporações. Na conferência virtual CYBERUK 2021 do National Cyber Security Centre (NCSC), Priti Patel, Ministra do Interior do Reino Unido, afirma:

Pagar um resgate em resposta ao ransomware não garante um resultado bem-sucedido. Ele não protegerá as redes de ataques futuros, nem impedirá a possibilidade de vazamentos de dados futuros. Na verdade, pagar um resgate provavelmente encorajará a criminalidade a continuar usando essa abordagem.
Priti Patel, Ministra do Interior do Reino Unido - Fonte: Verdict

Seus comentários refletem a posição da maioria da comunidade de segurança cibernética ao aconselhar empresas cujos sistemas de computador foram infectados com malware de criptografia de arquivos.


Os comentários de Patel ocorrem após o caso da Colonial Pipeline que foi forçada a desligar seus sistemas em resposta a um ataque de ransomware, interrompendo o fluxo de combustível ao longo de sua rede de tubos na costa leste dos Estados Unidos.



No entanto, as autoridades americanas se recusaram a dizer se as vítimas deveriam pagar resgate a seus agressores.

A Ministra do Interior incentivou as organizações a tomar cuidado com os ataques de ransomware e implementar as ações de segurança cibernética necessárias para evitar se tornarem vítimas de extorsão. Patel acrescenta:

Entenda as consequências de um incidente e como isso afetará sua organização no futuro - não se trata apenas da perda de dados, pode haver interrupções reais e impactos significativos. O ransomware, como outros tipos de crimes cibernéticos, não tem fronteiras. O desafio de investigar e identificar os responsáveis é aquele que compartilhamos com nossos parceiros internacionais

No mês passado, o diretor da agência de inteligência do Reino Unido GCHQ, Jeremy Fleming, falou sobre o perigo crescente representado pelo ransomware, alertando que os ataques de ransomware estão crescendo a uma taxa alarmante.


Fonte: ZDNET e Verdict

 

Proteja seu futuro. Invista em cibersegurança hoje mesmo.


Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page