Ransomware: Não pague os cibercriminosos, diz Ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel

Atualizado: 1 de Jul de 2021

O governo do Reino Unido tem adotado uma mensagem clara contra o pagamento de resgates que grupos de ransomware pedem as corporações. Na conferência virtual CYBERUK 2021 do National Cyber Security Centre (NCSC), Priti Patel, Ministra do Interior do Reino Unido, afirma:

Pagar um resgate em resposta ao ransomware não garante um resultado bem-sucedido. Ele não protegerá as redes de ataques futuros, nem impedirá a possibilidade de vazamentos de dados futuros. Na verdade, pagar um resgate provavelmente encorajará a criminalidade a continuar usando essa abordagem.
Priti Patel, Ministra do Interior do Reino Unido - Fonte: Verdict

Seus comentários refletem a posição da maioria da comunidade de segurança cibernética ao aconselhar empresas cujos sistemas de computador foram infectados com malware de criptografia de arquivos.


Os comentários de Patel ocorrem após o caso da Colonial Pipeline que foi forçada a desligar seus sistemas em resposta a um ataque de ransomware, interrompendo o fluxo de combustível ao longo de sua rede de tubos na costa leste dos Estados Unidos.


VEJA TAMBÉM: Setor de Energia: Saiba como proteger sua infraestrutura crítica