top of page
  • Foto do escritorInternational IT

O que é Monitoramento de VPN?

Atualizado: 5 de dez. de 2023

A maioria das organizações viu uma explosão no trabalho remoto desde o início da pandemia e várias delas já estão implementando uma transição definitiva para um modelo híbrido. Todos esses funcionários remotos precisam de acesso aos recursos da empresa sem ameaçar a segurança da rede corporativa. As redes privadas virtuais (VPNs) se tornaram especialmente críticas nesse cenário.




Mas o que exatamente é uma VPN?


Uma rede privada virtual, ou VPN, é uma conexão criptografada pela Internet de um dispositivo a uma rede. A conexão criptografada ajuda a garantir que os dados confidenciais sejam transmitidos com segurança, impedindo que pessoas não autorizadas espionem o tráfego e permitindo que o usuário conduza seu trabalho remotamente.


Como funciona o Monitoramento VPN?


Embora as VPNs ofereçam segurança, elas só protegem sua empresa quando funcionam corretamente. Além disso, os funcionários só podem trabalhar adequadamente quando a VPN está operacional.


Com o Monitoramento de VPN sua equipe de TI pode rastrear as conexões de rede privada virtual (VPN), seus caminhos e todos os túneis disponíveis. Além disso, você consegue reunir KPIs e métricas de desempenho, como a oscilação do túnel e a latência. Lembre-se de que o desempenho da VPN dita o desempenho do usuário final. A internet pode ser boa e a conexão do usuário também, mas se a VPN estiver lenta, nada disso importa.


O Monitoramento de VPN examina a integridade de todos os dispositivos relacionados que constituem a rede privada e monitora o tráfego de rede para mostrar quais usuários consomem mais recursos da VPN, otimizando a alocação de largura de banda.


VPN e o Monitoramento de Rede


Algumas empresas acabam escolhendo ferramentas específicas de monitoramento de VPN, mas esta não é a melhor abordagem. Imagine ter softwares diferentes para monitorar cada aspecto de sua rede?


Uma solução de monitoramento de rede completa e poderosa analisa sua VPN no contexto de toda a rede e mostra todos os ativos rastreados por meio de dashboards unificados.



Por que o Monitoramento de VPN é essencial?


O Monitoramento de VPN é a única maneira de garantir desempenho e disponibilidade. O ideal é que seus firewalls também sejam monitorados para garantir esse controlador de entrada e saída da VPN esteja funcionando adequadamente. De acordo com artigo da TechTarget:


As equipes de redes que monitoram o tráfego VPN devem olhar para fatores como o uso de aplicativos e sobrecarga.
A demanda por VPNs e outras tecnologias de acesso remoto significa que, entre outras coisas, o uso da largura de banda aumentou dramaticamente desde os níveis pré-pandêmicos. Essa maior demanda significa que os profissionais de rede devem monitorar e analisar cuidadosamente os níveis de uso da largura de banda para garantir que ela esteja disponível para todos os usuários e que os dispositivos que usam largura de banda excessiva possam ser identificados e ajustados conforme necessário.
Os dispositivos devem medir o tráfego de rede em VPNs, analisando a largura de banda e as métricas de roteamento de pacotes. Eles devem ser capazes de rastrear e exibir o tráfego de rede usando parâmetros pré-configurados e personalizáveis. Os alertas devem ser programáveis ​​para identificar quando existem condições anormais. Se possível, o sistema deve ser capaz de mapear toda a infraestrutura de rede, visto que exibir todas as rotas e dispositivos ajuda a identificar rapidamente os problemas a serem resolvidos.

Essa análise de tráfego de rede VPN permite que as equipes de TI otimizem os fluxos de tráfego, adicionando capacidade para eliminar pontos de estrangulamento ou usando modelagem de largura de banda para ajustar as prioridades de tráfego.


Quando se trata de desempenho de VPN, não se esqueça da WAN. Sobre esse assunto, Jason Alberino, Senior Product Manager da Progress, afirma em artigo:


Se você deseja manter o controle sobre a largura de banda que sua VPN está usando, assim como a saúde de sua WAN e sua rede, é preciso monitorar isso de perto. Com uma ferramenta de monitoramento, você pode usar o protocolo SNMP para monitorar o status de Up/Down do túnel VPN, mas você também deve tentar coletar nome de usuário, endereço IP, endereço local, versão do cliente, duração da conexão, horário de início/fim da conexão e uso de largura de banda. Dessa forma, você pode ficar por dentro do total de conexões VPN, identificar consumos de largura de banda e determinar quando precisará de capacidade adicional - tudo antes que as coisas comecem a piorar para os usuários.
O monitoramento geral da largura de banda é uma boa ideia. O monitoramento em tempo real permite que os administradores identifiquem interfaces, links, aplicativos, usuários e protocolos que ocupam largura de banda e permite identificar desperdícios e liberar recursos para aplicativos essenciais aos negócios. Com uma ferramenta de monitoramento de rede como o WhatsUp Gold, você pode rastrear o uso da largura de banda em todas as áreas da rede - dispositivos, aplicativos, servidores, conexões de link, linhas alugadas, etc., e obter informações sobre a utilização da largura de banda da rede e análise de tráfego.

Monitoramento de atividade da VPN


O Monitoramento de VPN não foi projetado para rastrear de perto a atividade do usuário final. Até porque a ideia por trás de uma Rede Privada Virtual (VPN) é a privacidade.


O monitoramento de VPN pode, no entanto, rastrear atividades e tráfego. O VPN Activity Monitoring consegue ver e registrar informações básicas de conexão, endereço IP, sites conectados e quantidade de dados transferidos.


O WhatsUp Gold Live Activity exibe a atividade que ocorre em todas as áreas do seu ambiente de monitoramento de rede quase em tempo real, incluindo:


  • Categoria: A área do WhatsUp Gold em que ocorreu a atividade individual (por exemplo, Monitor, Log, Sistema).

  • Componente: O item de elemento individual dentro da categoria especificada gerando a atividade (por exemplo, nome do dispositivo/monitor, entrada de registro, serviço).

  • Gravidade: Indica se a atividade está sendo relatada como Informação, Aviso ou Crítica.

  • Mensagem: Fornece detalhes adicionais sobre a atividade específica que ocorreu.

  • Tempo decorrido: Relata a quantidade de tempo que passou desde a ocorrência da atividade específica.


Monitoramento de túnel VPN


O monitoramento de túnel VPN permite que você rastreie túneis que são links seguros entre gateways e protege as conexões entre seus gateways e seus usuários remotos. O monitoramento de túnel VPN descobre problemas de conectividade e desempenho para que eles possam ser resolvidos rapidamente.



A solução WhatsUp Gold VPN


O WhatsUp Gold oferece monitoramento de rede através de um aplicativo completo e fácil de usar, que permite transformar dados de rede em informações de negócios acionáveis. Ao monitorar proativamente todos os dispositivos e serviços de rede críticos, o WhatsUp Gold reduz o tempo de inatividade que pode afetar o desempenho de sua empresa. Com uma interface totalmente nova baseada na web, você controla sua infraestrutura de rede e aplicativos com uma solução de implementação simples, escalabilidade robusta, usabilidade inovadora e rápido retorno do investimento.

 



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page