top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Necro Python Bot é atualizado para explorar falha em servidores VMware e minerar criptomoedas

Atualizado: 7 de out. de 2021

Um malware multi-plataforma baseado em Python direcionado a dispositivos Windows e Linux foi atualizado para explorar o mais recente bug crítico que afeta instalações do vCenter Server.


Pesquisadores da Cisco Talos divulgaram um relatório sobre Necro Python (também conhecido como FreakOut) um bot que está em funcionamento desde 2015. O desenvolvimento desse malware foi documentado em janeiro de 2021 pela Check Point Research e pela Netlab 360.


O desenvolvedor por trás do Necro Python fez várias mudanças para aumentar seu poder e versatilidade, incluindo explorações de vulnerabilidades de 10 aplicações web diferentes e do protocolo SMB. Os pesquisadores de segurança Cisco Talos, afirmam:

Embora o bot tenha sido descoberto originalmente no início deste ano, a atividade mais recente mostra inúmeras mudanças no bot, que vão desde diferentes comunicações de comando e controle (C2) e a adição de novos exploits para propagação, principalmente vulnerabilidades em VMWare vSphere, SCO OpenServer, Vesta Control Panel e exploits baseados em SMB que não estavam presentes nas iterações anteriores do código.

Outra novidade do malware é o minerador de criptomoedas chamado XMRig, usado para gerar Monero (XMR) roubando os recursos de computação da máquina comprometida. Sobre esse tema, os pesquisadores dizem:

O bot também injeta o código para baixar e executar um minerador baseado em JavaScript de um servidor controlado por um invasor em arquivos HTML e PHP em sistemas infectados. Se o usuário abrir o aplicativo infectado, um minerador Monero baseado em JavaScript será executado no espaço de processo do navegador.

Outros recursos do Necro Python incluem a capacidade de lançar ataques DDoS, roubo de dados e sniffing de rede. Um rootkit também é instalado garantindo que o malware seja iniciado sempre que um usuário fizer login e ocultando sua presença.



As habilidades polimórficas do bot também foram destacadas no relatório. Toda vez que o malware é iniciado, ele lê seu próprio arquivo e transforma seu código, uma técnica que dificulta sua detecção. Os pesquisadores concluem:

Os usuários precisam se certificar de aplicar regularmente as atualizações de segurança mais recentes a todos os aplicativos, não apenas aos sistemas operacionais.
 

Conte com a International IT para proteger sua empresa de ataques cibernéticos com o que há de melhor no mercado.

419 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page