Os hackers do grupo Lapsus$, o mesmo que atacou os sites do Ministério da Saúde e dos Correios, anunciaram ter atacado a Localiza na madrugada do dia 11/01 através do seu canal no Telegram.
VEJA TAMBÉM: Ataques cibernéticos aumentaram 50% em 2021
O site da empresa apresentou erro de DNS e alguns usuários disseram que foram redirecionados para o site pornográfico Pornhub ao tentar acessar a página da locadora durante a madrugada.
A assessoria de comunicação da Localiza publicou a seguinte nota de esclarecimento:
Identificamos uma interrupção parcial no funcionamento de alguns de nossos sistemas na madrugada do dia 11/01, em decorrência de um incidente de segurança cibernético envolvendo a Companhia. O funcionamento dos sistemas vem sendo restabelecido. Não há, até o momento, nenhuma evidência de acesso a bases de dados, bem como extração ou vazamento de dados pessoais.
Segundo o site CISO Advisor, "existem suspeitas de que possa ter havido acesso com o uso de uma credencial de terceiros e não da empresa – uma das possibilidades é que essa credencial seja de um prestador de serviços".
O Lapsus$ Group tem realizado uma séria de ataques contra organizações brasileiras. Também segundo o site, "há suspeitas de que um ou mais membros façam parte do mesmo grupo que em novembro de 2020 atacou o TSE".
Fontes: CISO Advisor e TecMundo
Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.
Comentarios