top of page
  • Foto do escritorInternational IT

LemonDuck: Microsoft alerta sobre malware que tem como alvo sistemas Windows e Linux

Atualizado: 7 de dez. de 2023

A Microsoft publicou um relatório detalhado alertando sobre uma evolução no malware de mineração de criptomoedas conhecido como LemonDuck.




Quando foi identificado pela primeira vez por pesquisadores de segurança alguns anos atrás, o LemonDuck era principalmente um botnet de criptomoeda que permitia a mineração Monero nos sistemas infectados, mas agora evoluiu para um malware altamente sofisticado. Os pesquisadores do Microsoft 365 Defender Threat Intelligence Team, afirmam:

Hoje, além de usar recursos para suas atividades tradicionais de bot e mineração, o LemonDuck rouba credenciais, remove controles de segurança, se espalha por e-mail, move-se lateralmente e, por fim, permite mais acesso para atividades operadas por humanos.

O malware é conhecido por sua capacidade de se propagar rapidamente na rede infectada, facilitando o roubo de informações e a transformação das máquinas em bots de mineração de criptomoedas, desviando seus recursos de computação.


O LemonDuck se propaga por meio de e-mails de phishing, drivers USB, ataques de força bruta, e outras vulnerabilidades. O que torna o malware mais perigoso do que outras variedades é que ele pode atingir sistemas baseados em Windows e Linux.


Outra característica interessante do LemonDuck é que ele remove outros malwares do dispositivo infectado e tenta evitar novos ataques corrigindo os mesmos bugs usados para obter acesso ao sistema.



Cadeia de ataque LemonDuck das infraestruturas Duck and Cat - Fonte: Microsoft
Cadeia de ataque LemonDuck das infraestruturas Duck and Cat - Fonte: Microsoft

Os pesquisadores também descobriram que o grupo cibernético por trás do LemonDuck tem conseguido se aproveitar de novas vulnerabilidades de maneira eficaz. Por exemplo, a estratégia de phishing com o tema coronavírus em ataques por e-mail no ano passado. Também conseguiram explorar falhas recentes do Microsoft Exchange Server para obter acesso a sistemas.


Embora o LemonDuck tenha sido inicialmente encontrado em usuários baseados na China, agora está em expansão comprometendo sistemas nos Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Índia, Rússia, Coréia, Canadá e Vietnã.


Fonte: Computing e ZDNet

 



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page