top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Hackers invadem satélite da ESA e mostram vulnerabilidades do setor espacial

Atualizado: 29 de nov. de 2023


O satélite OPS-SAT da Agência Espacial Europeia (ESA) foi invadido por hackers, durante um exercício de segurança cibernética. Esse ataque revelou a importância da resiliência cibernética no setor espacial, que tem sido cada vez mais explorado pelas nações e corporações do mundo todo.


A empresa francesa Thales, especializada em tecnologia e segurança, realizou o acesso ao sistema de bordo do satélite, utilizando os direitos de acesso padrão para adquirir controle sobre seu ambiente de aplicativos. Em seguida, várias vulnerabilidades foram exploradas para inserir códigos maliciosos nos sistemas dos satélites. Como resultado, foi possível comprometer os dados enviados de volta à terra, modificando as imagens capturadas pela câmera do satélite de maneira específica. Esse processo foi utilizado para ocultar atividades e evitar a detecção pela ESA.




Embora a invasão do satélite seja preocupante, ela também destaca a importância da cibersegurança no setor espacial. Afinal, os satélites são usados para diversos fins, incluindo telecomunicações, observação da Terra e pesquisa científica, e a interrupção desses serviços pode ter graves consequências.


Além disso, o setor espacial tem sido cada vez mais visado por hackers e cibercriminosos. Com o aumento da quantidade de satélites em órbita e a crescente dependência das tecnologias espaciais, a segurança cibernética se tornou uma preocupação fundamental para as agências espaciais e empresas do setor.


Com base nessa invasão recente do satélite da ESA, a Thales e outras empresas especializadas em segurança cibernética estão trabalhando em conjunto com as agências espaciais para desenvolver tecnologias de proteção ainda mais avançadas, incluindo a criptografia de comunicações, a identificação de ameaças e a resposta rápida a ataques. A empresa também enfatizou a importância de treinamento e educação para profissionais de cibersegurança no setor espacial.


Em resumo, a invasão do satélite da ESA destacou a importância da resiliência cibernética. A International IT oferece uma ampla gama de serviços e soluções de cibersegurança para ajudar as empresas a proteger suas redes e sistemas contra ameaças cibernéticas. Com anos de experiência e uma equipe de profissionais altamente qualificados, a International IT está comprometida em oferecer soluções personalizadas e eficazes para atender às necessidades específicas de cada cliente.


Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a proteger seu negócio contra ameaças cibernéticas.

 



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page