top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Como a inteligência artificial está revolucionando a segurança cibernética?

Atualizado: 29 de nov. de 2023

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tornou-se uma das ferramentas mais seguras e estratégicas disponíveis para profissionais de cibersegurança. Devido à crescente sofisticação dos ataques, os especialistas recorreram amplamente à IA para aprimorar as habilidades de detecção e prevenção de ameaças cibernéticas.


Atualmente, quase 50% das empresas já estão usando uma combinação de inteligência artificial e machine learning (ML) para melhorar os resultados de segurança cibernética, e 92% das organizações planejam adotar esses tipos de ferramentas no futuro.


A poderosa tecnologia de IA é particularmente útil para identificar e mitigar ameaças de segurança que são difíceis ou impossíveis de detectar manualmente, como explorações zero day, malwares polimórficos e ameaças persistentes avançadas. As ferramentas com base em IA também podem ajudar a otimizar tarefas, reduzir custos, aumentar operações com poucos recursos e permitir que os profissionais de segurança trabalhem de maneira "mais inteligente".




Como a IA está revolucionando a segurança cibernética


1. Detecção de ameaças


Um dos desafios mais significativos que os profissionais de segurança cibernética enfrentam é o grande volume de dados que eles precisam filtrar. Dado o número de dispositivos conectados à Internet, há um apetite aparentemente insaciável por processamento de dados.


A tecnologia de inteligência artificial é extremamente útil quando se trata de analisar com eficiência e precisão grandes volumes de dados, tornando a IA uma ferramenta essencial para profissionais de segurança cibernética. Os algoritmos podem analisar rapidamente padrões em dados para identificar ameaças e detectar comportamentos anômalos.


2. Automação


A IA também está sendo implantada para automatizar e simplificar os aspectos da segurança cibernética. Por sua vez, isso permite que os profissionais de segurança cibernética se concentrem na investigação e mitigação de ameaças complexas, enquanto a IA cuida de tarefas básicas tediosas ou monótonas.


3. Machine Learning


Outra vantagem dos sistemas de segurança cibernética baseados em IA consiste em sua capacidade de aprender com ataques anteriores e melhorar os recursos de detecção de ameaças existentes.


Ao analisar dados de ataques anteriores, os algoritmos de aprendizado de máquina podem identificar padrões e, em seguida, desenvolver métodos de detecção novos e sofisticados. Com o tempo, esse desenvolvimento torna os sistemas de violação mais difíceis para os criminosos cibernéticos.


4. Ameaças internas


A inteligência artificial é particularmente útil na segurança cibernética quando se trata de detectar e responder a ameaças internas. Essas ameaças são difíceis de detectar, pois os indivíduos envolvidos sempre têm acesso legítimo a uma determinada rede.


No entanto, os sistemas com base em IA podem analisar o comportamento do usuário e, assim, identificar padrões que indicam uma ameaça interna. Esses padrões podem então ser sinalizados para uma investigação mais aprofundada.


5. Segurança de endpoints


A IA também está sendo usada para aprimorar a segurança dos endpoints. As soluções tradicionais de segurança de endpoint dependem da detecção baseada em assinatura, que envolve a identificação de ameaças conhecidas e seu bloqueio. Mas essa abordagem está perdendo sua eficácia.


As soluções de segurança de endpoint com tecnologia AI utilizam algoritmos de aprendizado de máquina para identificar comportamentos anômalos e detectar ameaças anteriormente desconhecidas. Essa abordagem é mais eficaz do que as soluções tradicionais de segurança de endpoint podem oferecer, pois pode identificar ameaças que, de outra forma, passariam despercebidas.


6. Inteligência de ameaças


Ao analisar grandes volumes de dados de fontes diferentes, as soluções de inteligência de ameaças com IA podem se concentrar em ameaças potenciais e oferecer alertas antecipados sobre novos tipos de ataques. Essas informações podem então ser usadas para desenvolver estratégias de segurança cibernética otimamente eficazes e para promover a postura geral de segurança de uma organização.



Conclusão


Proteger sua empresa de ameaças cibernéticas é mais crucial do que nunca. É por isso que a International IT oferece soluções de cibersegurança baseadas em IA para ajudar os profissionais de segurança a detectar, prevenir e responder a ameaças de forma eficiente.


Não se afogue em dados ou fique para trás no cenário de ameaças em constante evolução. Com as nossas ferramentas de segurança cibernética, você pode proteger seus sistemas de maneira mais fácil e eficaz.


Flowmon ADS para ampliar a visibilidade e a segurança em sua infraestrutura de TI


Alimentado por um mecanismo de detecção inteligente, o Flowmon ADS aproveita algoritmos de análise de comportamento para detectar anomalias ocultas no tráfego de rede para expor comportamentos maliciosos, ataques contra aplicativos críticos, violações de dados e indicadores de comprometimento.

 

Entre em contato com a International IT para saber mais detalhes ou realizar um trial da solução Flowmon em seu ambiente.



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page