top of page

Gerenciamento de Patches vs Gerenciamento de Vulnerabilidades

Atualmente, o gerenciamento de patches é uma necessidade para todas as empresas que desejam se manter seguras contra ataques cibernéticos e garantir que seus negócios sejam executados com eficiência e dentro da normalidade.


Os sistemas de segurança nas corporações possuem pontos fracos que, se descobertos por criminosos cibernéticos, podem afetar toda a funcionalidade da sua empresa. Para garantir que não haja falhas que possam ser exploradas em ciberataques, práticas de gerenciamento de vulnerabilidades precisam ser empregadas.



VEJA TAMBÉM: Gerenciamento de Patches e Vulnerabilidades | Dicas e Tendências


Os termos "gerenciamento de patches" e "gerenciamento de vulnerabilidades" costumam ser usados como sinônimos. Isso é compreensível, uma vez que ambos procuram descobrir e fechar vulnerabilidades de segurança. Onde eles diferem, no entanto, é em termos de escopo.


O que é Gerenciamento de Patches?


gif

Patches são pedaços de código de software adicional que podem ser implementados em um programa instalado. Os engenheiros de software produzem um patch sempre que uma brecha ou bug de segurança é encontrado ou a funcionalidade do programa precisa ser aprimorada.


O gerenciamento de patches é o processo de adquirir, revisar e implementar essas atualizações de software em toda a infraestrutura de uma empresa, incluindo softwares, sistemas operacionais, equipamentos IoT, servidores e etc.


Benefícios do Gerenciamento de Patches


Aprimoramento de funcionalidades: Os patches não são apenas para aumentar a segurança de seus sistemas, alguns patches são desenvolvidos para ajudar a melhorar o desempenho do programa. Ao corrigir erros e bugs, os patches também desempenham um papel no aumento da produtividade de seus funcionários.


Maior segurança do sistema: Ao aplicar patches, sua organização fica menos exposta a ataques cibernéticos ou violações de segurança. A maioria dos ataques cibernéticos sofridos pelas empresas poderia ter sido evitada se os patches corretos tivessem sido implementados anteriormente no sistema.


Compliance: O grau de conformidade exigido por vários regulamentos é alcançado e, assim, multas relacionadas ao cumprimento são evitadas.


O que é Gerenciamento de Vulnerabilidades?


gif

As vulnerabilidades podem ser descritas como sendo uma brecha na segurança do ambiente de TI, que deixa o sistema vulnerável a ataques cibernéticos. Assim que as vulnerabilidades são encontradas, elas devem ser corrigidas para evitar que os cibercriminosos se aproveitem e as explorem. As falhas exploradas podem causar mau funcionamento dos sistemas, levando potencialmente a vazamentos de dados e interrupções de serviço.


O processo de identificar, prevenir, mitigar e classificar proativamente essas vulnerabilidades é chamado de gerenciamento de vulnerabilidades e é uma parte importante de qualquer estratégia de segurança cibernética que uma empresa possa adotar.


O gerenciamento de vulnerabilidades é uma solução que categoriza constantemente cada ativo da rede de sua empresa e armazena seus atributos no processo. Uma solução de gerenciamento de patches não será capaz de informar se há vulnerabilidades em um software que será instalado, mas um sistema de gerenciamento de vulnerabilidades conseguirá.


Qual é a diferença entre Gerenciamento de Vulnerabilidades e Gerenciamento de Patches?


gif

O gerenciamento de vulnerabilidade é o processo de detecção, avaliação, remediação e relatório de vulnerabilidades e ameaças encontradas em uma rede. Com base no nível de vulnerabilidade, diferentes métodos podem ser empregados para eliminar a ameaça.


O gerenciamento de patches é uma técnica de solução de vulnerabilidades de software encontradas em redes, ou seja, o gerenciamento de patches representa uma parte do gerenciamento de vulnerabilidades.


O principal objetivo do processo de gerenciamento de patches é adquirir, revisar e implementar atualizações de software em sua rede. Assim, ter um processo de gerenciamento de patches implementado em seu negócio não é suficiente para garantir a segurança adequada do seu sistema, mas é um componente essencial do gerenciamento de vulnerabilidades.


VEJA TAMBÉM: SOC: Ciclo de Vida do Gerenciamento de Vulnerabilidades


Conclusão


Para incorporar com sucesso o gerenciamento de patches em seu programa de gerenciamento de vulnerabilidades, as seguintes etapas devem ser implementadas:


Estabeleça a gestão de ativos: A capacidade de reduzir riscos está ligada a visibilidade que você tem em seu ambiente. Uma solução de gerenciamento de ativos ajuda você a entender as vulnerabilidades associadas a cada ativo. Com esse conhecimento, você está preparado para priorizar vulnerabilidades, corrigir problemas e se comunicar de forma eficaz com as partes interessadas.


Priorize as vulnerabilidades: Com tempo e recursos limitados e um cenário de ameaças em constante mudança, não é realista pensar que você pode corrigir todas as vulnerabilidades assim que elas aparecem. Consequentemente, a priorização é um dos aspectos mais críticos do gerenciamento de vulnerabilidades.


Corrija as vulnerabilidades para reduzir o risco: Identificar e priorizar vulnerabilidades é importante, mas você não está realmente reduzindo o risco, a menos que esteja corrigindo os problemas.


Desenvolva parcerias: Quando algo dá errado, você precisa ter uma equipe de pessoas em quem pode confiar para ajudar a solucionar problemas. A International IT pode ajudá-lo no processo de gerenciamento de patches e vulnerabilidades. Preencha o formulário abaixo e solicite uma conversa com nossos especialistas.


ITPro, Rapid7 e Heimdal

 

Conte com a International IT para proteger sua empresa de ataques cibernéticos com o que há de melhor no mercado de Next Generation Firewall.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page