top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Falta de profissionais de segurança cibernética cresce 26% em 2022

Atualizado: 30 de nov. de 2023

O gap global na força de trabalho de segurança cibernética aumentou 26,2% em comparação com 2021, atingindo a marca de 3,4 milhões de profissionais necessários para proteger ativos de forma eficaz, de acordo com a publicação 2022 Cybersecurity Workforce Study da (ISC)².


Isso representa um aumento acentuado na escassez de profissionais de cibersegurança em relação a 2021, que ficou em 2,72 milhões. A pesquisa entrevistou 11.779 responsáveis pela segurança cibernética de diversas empresas em todo o mundo.




Embora o aumento na falta de profissionais qualificados seja um grande motivo de preocupação, também indica que as organizações estão levando a segurança cibernética mais a sério.


A pesquisa descobriu que 70% dos entrevistados relatam que sua organização não possui funcionários de segurança cibernética suficientes. Mais da metade das organizações com escassez de mão de obra afirmam que os déficits de pessoal colocam sua organização em risco “moderado” ou “extremo” de um ataque cibernético.


Mais de sete em cada 10 empresas pretendem aumentar sua equipe de segurança cibernética nos próximos 12 meses. Isso equivale a cerca de 20 pontos a mais do que a taxa de crescimento prevista no ano passado e 30 pontos a mais do que no ano anterior.


Em depoimento ao site Infosecurity, Clar Rosso, CEO da (ISC)², afirma:

Embora tenhamos visto a diferença diminuir durante o auge da pandemia, a maioria dos países está muito avançada em suas recuperações pós-pandemia e continua com a transformação digital de uma variedade de funções de back-office e voltadas para o público.
Como resultado, a contratação e a expansão da força de trabalho se recuperaram em vários setores pós-pandemia, incluindo a segurança cibernética, proporcionando tanto o crescimento da força de trabalho ativa quanto o crescimento da demanda não atendida por profissionais de segurança cibernética.
Também é encorajador, pois a lacuna demonstra uma maior conscientização das organizações sobre o valor da segurança cibernética em suas operações

Confira as principais descobertas do relatório:


Cultura corporativa


  • 75% dos entrevistados disseram ter uma forte satisfação no trabalho e a mesma porcentagem se sente apaixonada pelo trabalho de segurança cibernética, mas 70% dizem estar sobrecarregados.

  • 68% dos funcionários indicam que a cultura do local de trabalho afeta sua eficácia na resposta a incidentes de segurança.

  • Mais da metade dos trabalhadores disseram que considerariam mudar de emprego se não pudessem mais trabalhar remotamente.

  • 28% dos entrevistados disseram que sua organização ouve ativamente e valoriza a opinião de todos os funcionários.


Diversidade, Equidade e Inclusão


  • 55% dos funcionários acreditam que a diversidade aumentará entre suas equipes dentro de dois anos.

  • Quase 25% dos entrevistados com menos de 30 anos consideram o gatekeeping e as tensões geracionais como os cinco principais desafios para os próximos dois anos, em comparação com 6% dos trabalhadores com 60 anos ou mais.

  • 30% das mulheres e 18% dos funcionários não brancos se sentem discriminados no trabalho.


Eventos Atuais e Tendências


  • 64% dos entrevistados buscam novas certificações para o crescimento de habilidades e se mantêm atualizados com as tendências de segurança (53%).

  • 20% dos funcionários disseram que sua organização aumentaria seu orçamento de segurança como resultado de uma violação. No entanto, apenas 16% afirmam que sua organização ampliaria o time de TI.

  • 61% dos profissionais de segurança cibernética estão principalmente preocupados com os riscos potenciais da tecnologia emergente (blockchain, IA, VR, computação quântica e etc).


Arquivo original (em inglês):

ISC2 Cybersecurity Workforce Study
.pdf
Download PDF • 804KB

Como a International IT pode ajudar?


As empresas estão recorrendo a especialistas em segurança cibernética e provedores de NOC e SOC gerenciados, como a International IT, que têm a experiência e as plataformas para cuidar da segurança e das operações de rede, minimizando riscos e reduzindo custos, ao mesmo tempo em que protegem os negócios.


Com a International IT, as organizações obtêm acesso aos engenheiros necessários para executar um NOC ou SOC sob demanda, reduzindo custos e o tempo de implementação.

 

Mantenha a sua empresa segura com nosso SOC!



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page