Como lidar com a demora para resolver problemas no monitoramento

Atualizado: Jul 22

Identificar a causa de problemas em ambientes de rede complexos pode ser um verdadeiro desafio. Infelizmente, muitas equipes de TI semeiam o próprio fracasso ao adotarem processos, ferramentas e comportamentos que não são úteis. Um bom exemplo é depender de um grande número de ferramentas de monitoramento específicas para cada tecnologia.



Nessas condições, as equipes de triagem (quando existem) operam sem uma visão de ponta a ponta do problema que estão tentando resolver. Isso leva a uma série de palpites sobre as possíveis causas. À medida que cada caminho sucessivo de diagnóstico fracassa na resolução do problema, o tempo se estende e os usuários ficam cada vez mais frustrados.


Estratégia de prevenção


Um estudo da EMA também encontrou uma correlação entre o número de ferramentas de monitoramento em uso e o tempo gasto na resolução de problemas. Como você já pode adivinhar a esta altura, mais ferramentas não são melhores nesse caso.


Ferramentas específicas de monitoramento geralmente são configuradas para detectar o que o SME (Especialista responsável no assunto) considera problemático. Essa condição pode não ser igual àquela que um responsável por um serviço de ponta a ponta procuraria para indicar possíveis causas de problemas posteriores. Aquilo que é aceito como uma condição "íntegra" em um nível de SLA de prestação de serviços pode causar resultados desastrosos em um nível mais alto.


A abordagem de monitoramento de "muitas ferramentas" podem acrescentar um atraso considerável ao seu tempo médio de resolução (MTTR), especialmente em ambientes de TI mais complexos. Além disso, as equipes de TI que possuem de uma a três ferramentas de monitoramento passam quase 33% do tempo com outras tarefas e projetos. Isso equivale a um tempo cerca de 10% a 20% maior com projetos significativos do que as equipes que possuem quatro ou mais ferramentas.


LEIA TAMBÉM: Log Management: Funcionalidades e operação junto ao WhatsUp Gold


Ter uma visão consolidada de todo o seu ambiente de rede e o que é monitorado nele, trás mais agilidade e confiabilidade nos dados que são apresentados!


Para ajuda da identificação e diminuir a demora para resolver problemas no monitoramento, o WhatsUp Gold oferece dashboards prontos e customizáveis trazendo somente o que relevante para o seu negócio!


Para saber mais, assista ao vídeo Como fazer Dashboards relevantes para o seu negócio.

Conte com a International IT para implementar uma solução segura e líder no mercado de Monitoramento de Rede, o WhatsUp Gold.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo