top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Como criar um plano de recuperação de desastres de segurança cibernética?

Atualizado: 30 de nov. de 2023

Qualquer organização pode ser vítima de um ataque cibernético, uma vez que eles estão cada vez mais sofisticados e destrutivos. Um ataque de ransomware bem-sucedido pode causar perda permanente de dados e degradar a capacidade de uma empresa de fazer negócios por dias ou semanas. Uma violação de dados traz riscos de danos à reputação, penalidades regulatórias e perda de vantagem competitiva, assim como os custos de recuperação.


Responder rapidamente e corretamente é essencial para minimizar o custo e o impacto de um incidente de segurança cibernética. Ao ter um plano de recuperação de desastres de segurança cibernética, uma organização passa a ter medidas para se preparar para manter as operações durante o incidente e restaurar os negócios o mais rápido possível.




Quais são os objetivos de um plano de recuperação de desastres de segurança cibernética?


Um plano de recuperação de desastres de segurança cibernética deve oferecer a uma organização um roteiro para gerenciar um incidente disruptivo, como violação de dados ou ataque de ransomware. Alguns objetivos de um plano de recuperação de desastres de segurança cibernética incluem:

  • Manter a continuidade dos negócios: A recuperação total de um incidente de segurança cibernética pode ser demorada e a interrupção das operações gera custos significativos para os negócios. Um plano de recuperação deve incluir estratégias para manter as operações durante todo o processo.

  • Proteger dados confidenciais: Uma violação de dados confidenciais pode aumentar drasticamente o custo e o impacto de um incidente de segurança. Garantir que os dados estejam seguros durante todo o incidente é essencial para proteger a empresa e seus clientes.

  • Minimizar impactos e perdas: Os incidentes de segurança cibernética podem gerar custos na casa dos milhões e, se não forem gerenciados, podem levar as empresas à falência. Os planos de recuperação de desastres devem incluir estratégias para minimizar custos e perdas por meio da manutenção das operações, proteção de ativos críticos e contenção do incidente.

  • Comunicar-se com as partes interessadas: Os incidentes de segurança cibernética exigem comunicação com as partes interessadas dentro e fora da organização, como a equipe de resposta a incidentes, liderança, órgãos reguladores e clientes. Definir linhas de comunicação claras é essencial para o gerenciamento eficaz de incidentes e para cumprir os prazos legais e regulamentares.

  • Restaurar operações normais: O objetivo final de qualquer plano de recuperação de desastres é retornar aos negócios ao seu estado normal. Os planos devem descrever o processo de transição da continuidade dos negócios para a recuperação total.

  • Revisar e melhorar: Durante todo o processo de recuperação de desastres, os membros da equipe devem documentar suas atividades e registrar informações sobre o incidente e como ele foi gerenciado. Esses logs e métricas podem ser usados ​​retrospectivamente para melhorar a prevenção de incidentes e simplificar os procedimentos de recuperação no futuro.


Como desenvolver um plano de recuperação de desastres de segurança cibernética?


Um plano de recuperação de desastres de segurança cibernética deve ter como objetivo manter a continuidade dos negócios e restaurar as operações normais após um incidente. As principais etapas são:

  • Escolher um proprietário do plano: Descobrir durante um incidente de segurança que o plano não existe, está desatualizado ou perdido não é ideal para a continuidade dos negócios. Um plano de recuperação de desastres de segurança cibernética deve ser de propriedade da pessoa que liderará o processo de recuperação e que estará acessível quando necessário.

  • Identificar ativos críticos: A continuidade dos negócios é garantir que os ativos necessários para manter as operações estejam online e disponíveis. Identificar ativos críticos é essencial para desenvolver planos para protegê-los e restaurá-los.

  • Determinar riscos: Diferentes ativos críticos podem enfrentar riscos diferentes, desde ataques de ransomware até quedas de energia. Identificar e documentar esses riscos permite que uma empresa desenvolva planos para abordá-los e minimizá-los.

  • Desenvolver estratégias: Uma estratégia de recuperação de desastres deve incluir planos para fazer backup de ativos críticos, protegê-los contra riscos, responder a um incidente e comunicar-se com os principais interessados. Com uma compreensão clara do que precisa ser protegido e do que pode dar errado, uma equipe pode desenvolver estratégias para gerenciar esses riscos.

  • Praticar e testar: A prática leva à perfeição. Executar a recuperação de desastres com todas as principais partes interessadas e participantes antes que ocorra um incidente pode ajudar a garantir que todos saibam o que devem fazer e a identificar e corrigir quaisquer lacunas ou erros no plano.



Como a International IT pode apoiar no planejamento de recuperação de desastres?


O gerenciamento de incidentes de segurança cibernética inclui minimizar a probabilidade de ocorrência de um incidente e restaurar as operações após uma interrupção. A International IT pode ajudar a identificar as vulnerabilidades de segurança no sistema da sua organização. Preencha o formulário abaixo e nossa equipe de especialistas entrará em contato.

 

Aplique os conceitos acima com a ajuda da International IT!


Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page