Automação de Rede, SASE e 5G estão entre as prioridades das empresas

Atualizado: 27 de set.

Com a ampla incorporação de serviços em nuvem e a necessidade de manutenção do modelo híbrido de trabalho, os responsáveis pelas redes corporativas enfrentam inúmeros desafios.


A World Wide Technology publicou recentemente um relatório que detalha quais devem ser as principais prioridades de rede para as empresas.



VEJA TAMBÉM: NDR: O que é Network Detection and Response?


Automação de Rede


A primeira dessas prioridades é a automação de rede. Neil Anderson, vice-presidente da área de tecnologia da WWT, afirma:

O que está acontecendo com a automação é que estamos entrando em uma nova fase do SDN. A primeira fase foi proprietária, em que a Cisco trabalha com a Cisco, a Aruba trabalha com a Aruba, por exemplo.
E acho que os clientes experimentaram isso. Eles certamente aproveitaram os benefícios que o SDN oferece, incluindo a programabilidade.

gif

Agora, a WWT diz que os clientes estão começando a construir suas próprias plataformas de automação em cima das plataformas de fornecedores como Ansible da Red Hat e HashiCorp para construir seus próprios mecanismos e playbooks.


Adquirir habilidades de automação é imperativo porque, embora a tecnologia possa ser implementada para ajudar as organizações com poucos recursos de TI, é difícil encontrar pessoas de automação que já tenham o conhecimento necessário para construí-la.


A inteligência artificial (IA) é outra área que exigirá o desenvolvimento de habilidades por parte dos profissionais de rede. Anderson acrescenta:

Há muitos paralelos com o que está acontecendo agora em programabilidade que terão que ocorrer se você realmente quiser adotar a IA.
Vai exigir novos conjuntos de habilidades em torno de dados, manipulação e mecanismos de IA, e há muita terminologia nova e uma infinidade de conjuntos de ferramentas diferentes que a maioria das pessoas nem conhece, muito menos sabe como usar corretamente.

VEJA TAMBÉM: Como o trabalho remoto afetou a segurança de TI e o que você pode fazer a respeito?


SASE, SSE e SD-WAN


gif

A complexidade da rede é outro desafio que as empresas enfrentam hoje.


As redes tradicionais de data center privado foram projetadas para entrega de alto desempenho de aplicativos locais. No entanto, o número de aplicativos SaaS e de nuvem pública aumentou drasticamente, e os serviços para esses aplicativos geralmente são distribuídos em data centers locais e instalações de hospedagem.


Para melhorar a conectividade e reforçar a segurança, as empresas estão considerando tecnologias como SD-WAN, Secure Access Service Edge (SASE) e Secure Service Edge (SSE).


SASE, um termo cunhado pelo Gartner em 2019, descreve uma plataforma única, escalável e com base em nuvem que combina cinco principais tecnologias de segurança e rede: CASB, secure web gateway, ZTNA, SD-WAN e NGFW. O relatório da WWT destaca:

Embora a maioria do uso de aplicativos tenha evoluído para nuvem pública e SaaS, muitas arquiteturas de conectividade não evoluíram. A SD-WAN fornece uma maneira escalável e programável de construir conectividade entre usuários e os workloads na nuvem que estão acessando.
Com muitos funcionários retornando ao escritório e muitos remanescentes remotos, os arquitetos de rede devem avaliar a implementação de SD-WAN e SASE/SSE.

A transformação da arquitetura edge-to-cloud começa com o aprendizado sobre os fluxos de tráfego atuais. Os responsáveis pelas redes corporativas precisam saber onde seus aplicativos estão sendo executados e onde eles provavelmente serão executados no futuro. Quando os aplicativos são plotados dessa maneira, é fácil visualizar os caminhos ideais para os fluxos de tráfego, assim como quais alterações de design podem gerar o maior impacto nos negócios. O relatório acrescenta:

Existem muitos aplicativos consumindo SaaS, workloads de nuvem pública, workloads de nuvem privada e as organizações precisam descobrir como conectar os usuário. Você não pode mais fazer backhaul para seu data center privado e, em seguida, sair pela sua DMZ para a Internet. Essa é uma experiência terrível para a maioria das pessoas.

VEJA TAMBÉM: ZTNA é o primeiro passo para SASE?


5G e Wi-Fi 6


gif

As empresas devem analisar o 5G privado como uma opção de rede alternativa para IoT, redes de área de campo e ambientes industriais e de armazém. O relatório diz:

Desde a abertura do espectro CBRS, o 5G privado é definitivamente uma opção para alguns usuários, e estamos vendo interesse no espaço do setor público, manufatura, energia e até algumas operações de saúde analisando seriamente.

As empresas que estão considerando a infraestrutura sem fio LTE e 5G privada devem começar identificando quais partes do negócio podem se beneficiar mais de uma rede celular dedicada para enfrentar os desafios de conexão. A WWT afirma:

Considere os tipos de dispositivos e gateways suportados pelo LTE privado no CBRS. O equipamento do usuário precisará suportar banda de frequência LTE e 5G especializada, como a banda CBRS de 3,5 GHz. Dispositivos mais novos geralmente o fazem, mas os mais antigos não.

As tecnologias WiFi 6 e 6E também estão na lista de prioridades. As demandas de largura de banda e a mobilidade do dispositivo exigirão que os arquitetos de rede revisem seu planejamento.


As operadoras de Wi-Fi precisarão considerar o número de usuários, novos aplicativos e como aplicar com mais eficácia o canal tri-band (banda de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz) para oferecer a melhor experiência. Isso pode significar a instalação de mais APs do que em projetos tradicionais.


Fonte: Network World

 

Aplique os conceitos acima com a ajuda da International IT!

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

55 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos