top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Ataques DDoS: Orientações para preparar sua defesa cibernética

Atualizado: 16 de fev. de 2023

Em geral, qualquer organização que tenha uma presença online, como empresas dos setores financeiro, varejo, saúde, entretenimento e tecnologia, são alvos potenciais para ataques DDoS.


Os ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS - Distributed Denial-of-Service) não apenas interrompem a disponibilidade de websites e aplicações, mas também desviam o foco das equipes de segurança que podem acabar negligenciando ataques maiores e mais perigosos.




O que é um ataque DDoS?


Um ataque DDoS é um tipo de ataque cibernético projetado para impedir o acesso legítimo a um site ou aplicativo. Como o nome indica, os cibercriminosos usam vários dispositivos distribuídos pela Internet para realizar o ataque.


Os ataques DDoS aproveitam o poder de computação de endpoints infectados para inundar redes de destino e aplicativos Web com tráfego malicioso. Ao consumir largura de banda de rede ou recursos de servidor disponíveis, os ataques DDoS interrompem as operações das organizações alvo. Esses ataques reduzem a quantidade de recursos de computação disponíveis para usuários finais e podem causar um enorme impacto econômico e de reputação.


Como o ataque vem de diferentes pontos de origem, pode ser extremamente difícil bloqueá-lo ou resolvê-lo. Os ataques DDoS são disruptivos e, em questão de segundos, podem interromper as operações de negócios.


Como se prevenir contra ataques DDoS?


Para se defender contra ataques DDoS, as empresas precisam de uma abordagem de defesa multidimensional ou em camadas para proteger sua rede e seus aplicativos. Os invasores que passarem pela primeira linha de defesa serão impactados na próxima linha de defesa. Desta forma, a ameaça é minimizada.


Os balanceadores de carga, como o Kemp LoadMaster, são ideais para inclusão em um modelo de segurança em camadas. Os balanceadores de carga distribuem workloads em vários servidores para evitar sobrecarga.


Como um balanceador de carga pode mitigar um ataque DDoS?


Sim, um balanceador de carga pode ser usado para eliminar vulnerabilidades e redirecionar o tráfego se um servidor for vítima de um ataque DDoS. Os balanceadores de carga adicionam resiliência ao redirecionar o tráfego em tempo real de um servidor para outro caso fiquem indisponíveis. Além disso, os balanceadores de carga também reduzem a superfície de ataque e tornam mais difícil esgotar recursos e saturar links.


Deve-se notar que a principal defesa contra ataques DDoS é oferecida por provedores de rede ou provedores dedicados de proteção contra DDoS, como Cloudflare, Akamai e Imperva. Tanto a AWS quanto o Microsoft Azure também oferecem serviços de proteção contra DDoS para plataformas de nuvem. Mas balanceadores de carga estrategicamente posicionados podem ser usados ​​como parte de uma solução mais ampla para mitigar os impactos dos ataques DDoS.


Por exemplo, um balanceador de carga pode ser usado para redirecionar o tráfego se um servidor for atingido por um ataque DDoS. Isso inclui o roteamento regional de tráfego usando o Global Server Load Balancing (GSLB). Os balanceadores de carga também reduzem a superfície de ataque visível para os invasores.


Como o LoadMaster pode ajudá-lo?


Os balanceadores de carga LoadMaster podem exigir que todas as solicitações de conexão a um servidor, incluindo as não autenticadas, passem um prompt CAPTCHA. Seu uso evita que um invasor sobrecarregue diretamente os aplicativos ou servidores Web com solicitações diretas. O LoadMaster interceptará solicitações e descartará as solicitações quando o CAPTCHA falhar.


As informações de reputação de IP podem ser usadas pelo LoadMaster ao avaliar solicitações de conexão. Muitas fontes de dados de reputação de endereços IP estão disponíveis em provedores de segurança respeitáveis. O LoadMaster utiliza esses dados e rejeita qualquer solicitação de conexão de sites conhecidos por serem usados ​​por cibercriminosos e de endereços IP usados ​​em ataques DDoS.


Restringir o número de conexões permitidas e o que elas podem fazer também é um método que você pode implementar usando o LoadMaster. Isso é conhecido como limitação de taxa ou qualidade de serviço (QoS). A limitação de taxa funciona na atividade de entrada e pode proteger contra ataques DDoS e outros tipos de ataques volumétricos, como ataques de força bruta. Usando a limitação de taxa, você pode configurar restrições por meio das seguintes configurações de QoS:

  • Máx. de conexões

  • Taxa de conexões por segundo (CPS)

  • Taxa de solicitações por segundo (RPS)

  • Limites de largura de banda

  • Global: Em todos os clientes que acessam um serviço virtual

  • Cliente: Um único endereço IP ou sub-rede acessando um serviço virtual

  • Serviço Virtual: Qualquer cliente acessando um Serviço Virtual específico ou SubVS



Como o LoadMaster responde a um ataque DDoS?


Quando o LoadMaster detecta um alto volume de conexões de entrada, ele utiliza um mecanismo que protege a rede contra conexões de endereço IP falsas. Impede que as filas de entrada sejam preenchidas com solicitações de tráfego ilegítimas. O Kemp 360 Vision, não apenas identificará, mas também notificará o administrador sobre o ataque suspeito.


O LoadMaster oferece as soluções de balanceamento de carga para garantir que os aplicativos permaneçam seguros, altamente disponíveis e executados com desempenho máximo. Preencha o formulário abaixo para falar com um especialista da International It e descubra como proteger sua organização contra um ataque DDoS.


 

Entre em contato com a International IT para saber mais detalhes sobre o Kemp LoadMaster ou realizar um teste gratuito em seu ambiente.

Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page