top of page
  • Foto do escritorInternational IT

WormGPT: O 'Gêmeo Malvado' do ChatGPT que Ameaça a Segurança Digital

Atualizado: 28 de nov. de 2023

A ascensão do ChatGPT revolucionou a internet, redes de pesquisa e está automatizando processos em todas as indústrias. Contudo, o avanço da Inteligência Artificial geradora de linguagem também está fortalecendo capacidades criminosas, e o WormGPT é um exemplo marcante dessa tendência.



O WormGPT é uma cópia maliciosa do ChatGPT, operando de maneira semelhante ao robô da OpenAI. No entanto, seu principal objetivo é gerar e-mails de phishing para aplicar golpes bancários e subtrair o dinheiro das vítimas. A fusão das palavras "Worm" - um tipo de malware que se dissemina e infecta computadores - e "GPT", modelo de linguagem semelhante ao software da OpenAI, resultou no nome WormGPT.


Ataques e Estratégias do WormGPT


De acordo com a empresa de cibersegurança SlashNext, o WormGPT também tem sido empregado em ataques conhecidos como Business E-mail Compromise (Comprometimento de E-mails Comerciais) - BEC. Esses ataques de malware são direcionados especificamente a empresas. O software tem ganhado popularidade em sites e fóruns associados ao cibercrime, sendo considerado um "irmão gêmeo do mal" do ChatGPT, focando exclusivamente na geração de conteúdo malicioso.


Riscos para as Vítimas


Criminosos utilizam o WormGPT para se passar por indivíduos confiáveis, induzindo vítimas a fornecer informações sigilosas, como dados de cartões de crédito e dados corporativos confidenciais. Além disso, manipulam as pessoas para clicarem em links suspeitos e abrir anexos maliciosos que podem infectar o computador.

Testes Perturbadores


A SlashNext submeteu o WormGPT a um teste para gerar um e-mail comercial destinado a enganar um administrador e levá-lo a pagar uma fatura falsa. Os resultados foram inquietantes, o e-mail era persuasivo, astutamente estratégico e demonstrou potencial para ataques a contas comerciais.


A Ameaça no Brasil


Ainda não há casos documentados de golpes envolvendo o WormGPT no Brasil. Entretanto, fraudes de phishing e BEC são ocorrências comuns, dado sua relativa simplicidade. Por isso, é crucial exercer vigilância. Como esse tipo de fraude é frequente em e-mails e mensagens, como no WhatsApp, é aconselhável evitar clicar em links suspeitos e baixar arquivos de fontes desconhecidas.



Conclusão


O WormGPT representa uma ameaça séria à segurança digital, destacando a importância de soluções especializadas em cibersegurança, como as oferecidas pela International IT, para proteger organizações contra ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados e perigosos. Ficar informado e adotar medidas preventivas são passos cruciais na defesa contra essa nova onda de ameaças virtuais. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a proteger o seu negócio!



Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page