top of page
  • Foto do escritorInternational IT

TrickBot: Phishing malware verifica a resolução da tela para evitar detecção

Atualizado: 5 de dez. de 2023

Os operadores de malware TrickBot estão verificando a resolução da tela do sistema das vítimas como novo método para evitar a detecção por softwares e a análise de pesquisadores.




Este recurso foi incorporado ao malware no ano passado e encerra a cadeia de infecção se um dispositivo estiver usando resoluções de tela diferentes das padrões de 800x600 e 1024x768.


Os pesquisadores geralmente analisam malwares em máquinas virtuais que vêm com configurações específicas para serviços em execução, nome da máquina, placa de rede, recursos de CPU e resolução de tela.


Os desenvolvedores de malware estão cientes dessas características e tiram proveito da implementação de métodos que interrompem o processo de infecção em sistemas identificados como máquinas virtuais.


Em amostras de malware TrickBot encontradas no ano passado, o executável incluía código JavaScript que verificou a resolução da tela do sistema em que estava sendo executado.


Recentemente, o grupo de pesquisa de segurança Cryptolaemus, descobriu que o anexo HTML de uma campanha de malspam do TrickBot se comportava de maneira diferente em uma máquina real e em uma virtual.


O anexo baixou um arquivo ZIP malicioso em um sistema físico, mas redirecionou para o site da ABC (American Broadcasting Company) em um ambiente virtual.


Se o destino abre o HTML em seu navegador da web, o script malicioso é decodificado e a carga útil é implementada em seu dispositivo.


O e-mail com o anexo era um alerta falso para a compra de seguro, com detalhes adicionados a um anexo HTML. Ao abrir o arquivo uma mensagem pedindo paciência para o documento carregar era exibida com uma senha para acessá-lo (ver imagem abaixo).


Fonte: TheAnalyst
Fonte: TheAnalyst

Na máquina de um usuário normal, a cadeia de infecção continua com o download de um arquivo ZIP que inclui o executável TrickBot.



Baixar malware dessa forma é uma técnica conhecida como contrabando de HTML. Ele permite que os hackers passem pelos filtros de conteúdo dos navegadores e coloque arquivos maliciosos no computador da vítima, incluindo JavaScript codificado em um arquivo HTML.


Embora isso pareça ser uma inovação dos operadores do TrickBot, o truque não é novo e já foi visto antes em ataques que atraíram vítimas para sites de phishing.


O pesquisador de segurança MalwareHunterTeam encontrou em março deste ano um kit de phishing que incluía um código para verificar a resolução da tela do sistema.


Desde então, a tática vem sendo usada várias vezes em diversas campanhas de phishing como um meio de evitar detecção.


O script determina se o usuário que acessa a página de phishing usa uma máquina virtual ou física, verificando se o navegador da web usa um renderizador de software como SwiftShader, LLVMpipe ou VirtualBox, o que normalmente significa um ambiente virtual.


O script também verifica se as cores da tela do visitante estão configurdas para menos do que 24 bits ou se a altura e largura da tela são menores que 100 pixels.


O TrickBot não está usando o mesmo script que o anterior, mas depende da mesma tática para detectar a caixa de proteção de um pesquisador. Anteriormente, o malware verificava apenas resoluções de tela diferentes de 800x600 e 1024x768, que são indicativas de uma máquina virtual.


 



Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page