top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Por que as ações da Darktrace estão sob ataque de vendedores a descoberto?

Atualizado: 30 de nov. de 2023

A empresa de segurança cibernética Darktrace se viu sob ataque de vendedores a descoberto. A corporação foi alvo na semana passada em um relatório da gestora de ativos Quintessential Capital Management, com sede em Nova York.




A QCM, cujo objetivo declarado é “expor fraude e conduta criminosa em empresas públicas em todo o mundo”, afirma ter tido uma taxa de sucesso de 100% em suas campanhas ativistas.


A empresa disse à Reuters que detém uma posição vendida de 1,3% nas ações da Darktrace.


O fundo de hedge com sede em Londres, Marshall Wace, também vendeu ações da Darktrace, de acordo com o site Breakout Point.


A venda a descoberto é uma estratégia na qual os investidores apostam na queda do preço de uma ação. Um trader pega a ação emprestada e depois a vende na suposição de que ela cairá, antes de comprá-la de volta a um preço com desconto e embolsar o spread.


A Darktrace abriu capital na Bolsa de Valores de Londres em 2021 e sua estreia foi vista como uma vitória importante na tentativa do Reino Unido de atrair mais startups de tecnologia de alto crescimento para o mercado londrino após sua saída da União Europeia.


O desempenho das ações após a listagem foi abaixo do esperado. Depois de subir inicialmente para uma alta histórica de £ 9,45 (US $ 11,58) em outubro de 2021, as ações da Darktrace caíram drasticamente em conjunto com uma queda mais ampla nas ações globais de tecnologia.


Na tarde de segunda-feira, as ações da Darktrace estavam sendo negociadas a um preço de £ 2,32, uma queda de 37% nos últimos 12 meses.


Por que as ações estão sob ataque?


O fundo de hedge dos EUA QCM disse que assumiu uma posição vendida contra a Darktrace e publicou um relatório detalhando supostas falhas na contabilidade.


A QCM disse que, após uma investigação sobre o modelo de negócios e as práticas de vendas da Darktrace, estava “profundamente cética quanto à validade das demonstrações financeiras da Darktrace” e acreditava que as vendas e as taxas de crescimento podem ter sido exageradas.


“Gostaríamos de dar o nosso alerta mais forte possível aos investidores e acreditamos que o patrimônio da DT está supervalorizado e sujeito a uma grande correção, ou pior”, disse a QCM no relatório.


A Darktrace foi acusada pela QCM de se envolver em “channel stuffing” e “round-tripping”, atividades que inflacionam artificialmente as vendas informadas de uma empresa, envolvendo indivíduos ligados ao crime organizado, lavagem de dinheiro e fraude.


A Darktrace não abordou diretamente essas alegações. Na quarta-feira, a CEO da empresa, Poppy Gustafsson, divulgou uma declaração defendendo a empresa do que chamou de “inferências infundadas” feitas pela QCM.


Separadamente, a QCM sugeriu que a Darktrace pode ter inflado suas receitas ao registrar receitas não auferidas como vendas reais.


A empresa ocasionalmente registra receitas de pagamentos de contratos que recebe antes de entregar seus serviços aos clientes como receita diferida, de acordo com o relatório.



Isso não é incomum entre as empresas de software com base em assinatura. No entanto, a QCM observou que a receita diferida como uma porcentagem das vendas da Darktrace caiu entre 2018 e 2022, sugerindo que a empresa “pode ter registrado cada vez mais receita não auferida como vendas reais”.


Em resposta, a Darktrace disse: “Raramente, os clientes pagam antecipadamente os valores totais do contrato, mas, como isso não é frequente, os saldos de receita diferida não circulantes diminuirão à medida que esses contratos expirarem, a menos que haja outro pagamento antecipado grande e incomum”.


A QCM alegou que a Darktrace pode ter tentado preencher lacunas em suas contas a receber deixadas por clientes que desistiram das negociações de vendas por meio de patrocínios de marketing com revendedores endividados e usando empresas de fachada para se passar por clientes fantasmas.


A Darktrace disse que embarcaria em uma recompra de ações no valor de até £ 75 milhões (US$ 92 milhões) a ser concluída até 31 de outubro de 2023.


Fonte: CNBC


Conheça o Flowmon: Visualize o tráfego de rede, identifique problemas e evite ataques cibernéticos


O Flowmon permite que você identifique a causa raiz dos problemas, oferece visibilidade completa da rede e detecta ameaças de segurança com facilidade, graças ao seu mecanismo de IA e flexibilidade incomparável.

 

Entre em contato com a International IT para saber mais detalhes ou realizar um trial da solução Flowmon em seu ambiente.



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page