top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Hackers brasileiros lançam ataques contra bancos em Portugal

Atualizado: 29 de nov. de 2023

Hackers brasileiros invadiram várias instituições financeiras em Portugal, causando uma grande onda de preocupação e desafiando a segurança digital em escala internacional. Entre os alvos dessa ação estão o ActivoBank, Caixa Geral de Depósitos, CaixaBank, Citibanamex, Santander, Millennium BCP, ING, Banco BPI e Novobanco.




De acordo com um artigo publicado pelo Olhar Digital, grupos de hackers brasileiros conseguiram acesso aos sistemas de pelo menos 30 bancos em Portugal. Esses ataques foram bem planejados e executados com precisão, explorando vulnerabilidades nas defesas das instituições financeiras. Os hackers foram capazes de obter informações sensíveis, como dados bancários e informações pessoais dos clientes, colocando em risco a privacidade e a segurança financeira de um grande número de pessoas.

Em todos os casos, a infecção se inicia com a execução de um script VB ofuscado que procura e executa um carregador de malware. Esse carregador, por sua vez, introduz no sistema da vítima duas variantes do backdoor 'PeepingTitle' após um atraso de cinco segundos.


O PeepingTitle é um malware escrito em Delphi, capaz de capturar a tela da vítima, monitorar as interações do usuário e o funcionamento do Windows, encerrar processos no sistema hospedeiro, modificar a configuração do intervalo de monitoramento em tempo real e executar cargas úteis de arquivos executáveis ou DLL.


O artigo do Convergência Digital destaca a gravidade dessa situação, que representa uma ameaça significativa para a segurança cibernética em Portugal. As autoridades locais estão trabalhando em conjunto com especialistas em segurança digital para conter a situação e investigar as origens desses ataques. Esforços estão sendo feitos para fortalecer as defesas digitais e evitar futuras invasões.


A invasão de instituições financeiras é uma questão extremamente séria, pois coloca em risco a integridade dos dados financeiros dos clientes e a confiança no sistema bancário. As consequências desses ataques podem ser devastadoras para os indivíduos afetados e para as instituições envolvidas.


Diante desse cenário preocupante, é fundamental que as instituições financeiras revisem e fortaleçam suas medidas de segurança cibernética. A adoção de soluções avançadas de proteção, como firewalls, sistemas de detecção e prevenção de intrusões, e autenticação de dois fatores, é essencial para proteger as informações dos clientes e mitigar futuros ataques. Além disso, a atualização regular dos sistemas e a educação dos funcionários sobre as melhores práticas de segurança cibernética são ações fundamentais para fortalecer a resiliência digital.



Na International IT, entendemos a importância da segurança cibernética e oferecemos uma ampla gama de soluções e serviços especializados nessa área. Nossos especialistas em segurança cibernética estão prontos para ajudar instituições financeiras em Portugal e em todo o mundo a fortalecer suas defesas contra ataques cibernéticos.


Nossas soluções incluem:


  • Auditoria de Segurança: Realizamos uma avaliação abrangente das medidas de segurança existentes para identificar vulnerabilidades e recomendar melhorias.

  • Implementação de Sistemas de Proteção: Oferecemos soluções de firewall, sistemas de detecção e prevenção de intrusões, criptografia e autenticação avançada para fortalecer a segurança das redes e dos sistemas.

  • Treinamento e Conscientização: Desenvolvemos programas de treinamento personalizados para educar os funcionários sobre as melhores práticas de segurança cibernética e como identificar possíveis ameaças.

  • Monitoramento e Resposta a Incidentes: Fornecemos serviços de monitoramento em tempo real e resposta a incidentes para ajudar a detectar e mitigar ataques cibernéticos de forma rápida e eficiente.


A International IT está comprometida em fornecer soluções de segurança cibernética de ponta e ajudar as instituições a enfrentarem os desafios cada vez maiores do mundo digital.


Se você deseja saber mais sobre como podemos ajudar sua instituição a fortalecer sua segurança cibernética, preencha o formulário abaixo.

 



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page