top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Global Risks Report 2024: Ciberameaças Impulsionadas por IA

Atualizado: 12 de jan.

Em seu mais recente Relatório de Riscos Globais (Global Risks Report), o World Economic Forum (WEF) destacou que a desinformação e a manipulação de informações, potencializadas pela Inteligência Artificial (IA), representam a maior ameaça imediata para a economia global.


O documento, baseado em uma pesquisa envolvendo aproximadamente 1.500 especialistas, líderes industriais e formuladores de políticas, foi divulgado pouco antes da reunião anual de elite de CEOs e líderes mundiais na cidade suíça de Davos.




A Ascensão da Desinformação com IA


A desinformação, aliada a avanços rápidos na tecnologia, emerge como um risco significativo nos próximos dois anos. O relatório aponta para a crescente presença de IA em chatbots generativos, exemplificado pelo ChatGPT, como uma preocupação. Essa expansão poderia permitir que conteúdos sintéticos sofisticados sejam utilizados para manipular grupos de pessoas, não mais restritos a especialistas.


A Revolução da IA e os Riscos Associados


Em decorrência do papel crescente que a Inteligência Artificial passou a desempenhar na sociedade, a classificação desse risco foi elevada para o sexto lugar no ranking dos próximos 10 anos.

Klint destaca que o aumento da IA traz consigo uma série de riscos adicionais, capacitando "atores maliciosos" ao facilitar ciberataques, automação de phishing e criação de malware avançado. A facilidade proporcionada pela IA pode permitir que até mesmo indivíduos menos habilidosos se tornem agentes mal-intencionados, alerta a especialista.

Impactos da Desinformação com IA nas Eleições Globais


A desinformação alimentada por IA surge como uma ameaça justamente quando bilhões de pessoas em diversos países, incluindo grandes economias como Estados Unidos, Reino Unido, Indonésia, Índia, México e Paquistão, se preparam para eleições nos próximos anos. Carolina Klint, líder de gestão de riscos na Marsh, expressa a preocupação de que o uso da IA para deepfakes e manipulação de informações possa polarizar ainda mais as sociedades, dificultando a verificação de fatos e minando processos democráticos.



Visualize o tráfego de rede, identifique problemas e evite ataques cibernéticos


O Flowmon permite que você identifique a causa raiz dos problemas, oferece visibilidade completa da rede e detecta ameaças de segurança com facilidade, graças ao seu mecanismo de Inteligência Artificial (IA) e flexibilidade incomparável.


Obtenha uma solução repleta de recursos com excelente suporte.

  • Maximize o investimento: O Flowmon é até 500 vezes mais escalável do que a análise de pacotes.

  • Compatibilidade de dados: Compatível com todos os ambientes para integração perfeita.

  • Suporte premiado: Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com classificação 5/5 no Gartner Peer Insights.

Para saber mais sobre como podemos fortalecer a segurança de sua infraestrutura de TI, entre em contato conosco hoje mesmo.


Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

78 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page