top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Global Cybersecurity Outlook 2023: Instabilidade geopolítica aumenta risco cibernético

Atualizado: 30 de nov. de 2023

A instabilidade geopolítica nas circunstâncias atuais aumentou o risco de ataques cibernéticos catastróficos, de acordo com o relatório Global Cybersecurity Outlook 2023 do Fórum Econômico Mundial.




O relatório informa que mais de 93% dos especialistas em segurança cibernética e 86% dos líderes empresariais acreditam que “um evento cibernético catastrófico e de longo alcance” é provável nos próximos dois anos e que há uma lacuna importante de habilidades que está ameaçando países e infraestruturas críticas.


As descobertas do Global Cybersecurity Outlook 2023 utilizam pesquisas, workshops e entrevistas com mais de 300 especialistas e executivos.


O Fórum Econômico Mundial disse em um comunicado que metade das empresas pesquisadas afirmam que o cenário atual fez com que reavaliassem os países nos quais suas organizações atuam. Contudo, apesar dos desafios, as organizações estão melhorando a resiliência cibernética, que é uma das principais prioridades do Centro de Cibersegurança do Fórum Econômico Mundial.


O relatório afirmou também que a conscientização e a preparação ajudarão as organizações a equilibrar o valor de novas tecnologias contra o risco cibernético que as acompanha. Jeremy Jurgens, diretor administrativo do Fórum Econômico Mundial, disse:

À medida que a instabilidade global aumenta o risco cibernético, este relatório pede um foco renovado na cooperação. Todas as partes interessadas dos setores público e privado responsáveis por nossa infraestrutura digital comum devem trabalhar juntas para construir segurança, resiliência e confiança.


Além disso, o relatório Global Cybersecurity Outlook 2023 destacou a escassez de talentos e especialistas qualificados. Cerca de 34% dos especialistas em segurança cibernética entrevistados durante a pesquisa revelaram que faltavam algumas habilidades em sua equipe, com 14% dizendo que não tinham habilidades críticas. O comunicado acrescenta:

O problema é mais pronunciado em setores-chave, como serviços públicos de energia, onde quase 25% dos especialistas em segurança cibernética disseram não ter as habilidades críticas necessárias para proteger as operações de suas organizações.

Apesar dos desafios, o relatório constatou que a desconexão entre os gerentes de segurança cibernética e os executivos de negócios começou a diminuir. Ambos percebem cada vez mais o elevado grau de exposição ao risco e estão alocando mais recursos para coordenar as respostas de maneira eficaz. A prioridade hoje é a velocidade.


Confira o relatório completo:

WEF_Global_Security_Outlook_Report_2023
.pdf
Download PDF • 4.54MB
 

Conte com a International IT para proteger sua empresa de ataques cibernéticos com o que há de melhor no mercado.



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page