top of page

FBI alerta sobre potenciais ataques cibernéticos durante as Olimpíadas de Tóquio

  • Foto do escritor: International IT
    International IT
  • 23 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de dez. de 2023

O Federal Bureau of Investigation (FBI) publicou um alerta sobre possíveis ciberataques de largas proporções. O documento de 5 páginas, trata do "potencial de atividades cibernéticas maliciosas para interromper os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020".


ree


Apesar do FBI não ter conhecimento de nenhuma ameaça cibernética específica contra essas Olimpíadas, o órgão destaca:

Cibercriminosos que desejam interromper o evento podem usar ataques de negação de serviço distribuído (DDoS), ransomware, engenharia social, campanhas de phishing ou ameaças internas para bloquear ou interromper as transmissões ao vivo do evento, roubar e possivelmente vazar dados confidenciais, ou impactar a infraestrutura digital pública ou privada de apoio às Olimpíadas.

Outro ponto relevante do documento diz:

Atividades maliciosas podem interromper várias funções, incluindo ambientes de transmissão de mídia, hospitalidade, trânsito, emissão de bilhetes ou segurança.

O FBI recomenda que a organização dos jogos e seus parceiros tenham planos de continuidade de negócios visando minimizar interrupções de serviços essenciais. Com o aumento do trabalho remoto e o uso de serviços de VPNs, deve-se realizar o monitoramento regular das redes e a aplicação das melhores práticas de segurança.



Grandes eventos como esse atraem a atenção de cibercriminosos e ciberterroristas, como os ataques durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang em 2018 mostraram. Na ocasião, o FBI identificou hackers russos por trás das invasões, incluindo a que interrompeu a Cerimônia de Abertura.



ree

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page