top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Detecte ameaças internas monitorando o comportamento do usuário

Atualizado: 29 de nov. de 2023

O risco de ameaças internas cresceu enormemente, com criminosos contornando as proteções de perímetro cada vez mais complexas das organizações. É uma das formas mais comuns de vazamento de dados de clientes ou segredos industriais e comerciais.


Dados de várias fontes do setor de segurança cibernética mostram que os incidentes de ameaças internas já são um grande risco e continuarão a ser no futuro. Dois terços das organizações consideram as ameaças internas um risco maior do que os hackers externos e um terço afirmam que tiveram um incidente desse tipo durante 2022.




O que é uma ameaça interna?

Uma ameaça interna é qualquer atividade maliciosa, como uma violação de dados ou a implementação de malware, realizada por alguém que tem acesso legítimo aos sistemas de TI. Os colaboradores de uma empresa precisam de acesso aos sistemas no nível apropriado para desempenhar suas funções. Esse acesso pode variar de limitado a acesso administrativo completo. As pessoas que têm acesso aos sistemas de TI e, portanto, são potencialmente uma ameaça interna incluem funcionários, ex-funcionários, empreiteiros, terceiros e parceiros da cadeia de suprimentos. A ameaça interna refere-se a riscos de ações maliciosas deliberadas e também a incidentes não intencionais devido a erros humanos. Essa última classe de ameaça interna responde por mais da metade de todos os incidentes relatados desse tipo.


Para incidentes que não são devido a erro humano, há várias razões pelas quais funcionários de confiança se tornam mal-intencionados e causam danos, como ganho financeiro através da venda de dados roubados na dark web ou por meio de suborno, insatisfação com o trabalho, vingança e espionagem.


As ameaças internas vieram para ficar, então monitorar redes e sistemas para detectar atividades anômalas é crucial e uma parte fundamental das operações diárias de TI.


Desafios das estratégias de proteção


As redes de TI modernas e seus sistemas estão cada vez mais complexos. Muitas das atividades dos incidentes de ameaça interna são difíceis de separar das atividades comerciais diárias normais. Detectá-las requer uma abordagem combinada que usa processos e tecnologias. O Flowmon pode ajudar a oferecer as proteções necessárias.


Ao implementar tecnologias para ajudar a proteger redes e sistemas, vale a pena observar o que o Gartner diz sobre ameaças internas: "A maioria das organizações tem recursos técnicos limitados para dedicar a um programa de ameaças internas e é limitada nos tipos de dados que podem coletar e analisar".


Detecção de Ameaças Internas com o Flowmon


A detecção de atividade de ameaça interna dentro da atividade regular na rede requer uma estratégia em camadas com vários pontos de monitoramento para oferecer uma visão geral e detectar qualquer coisa que seja um desvio do normal.


O Flowmon monitora toda a rede, fechando as lacunas entre o perímetro, endpoints e contas. O diagrama a seguir descreve onde a solução oferece proteção à medida que um típico incidente de cibersegurança progride.



O Flowmon usa várias técnicas simultaneamente para detectar anomalias e reconhecê-las como indicadores de comprometimento:

  • Machine learning

  • Linha de base adaptável

  • Heurística

  • Padrões de comportamento

  • Bancos de dados de reputação

  • Detecção com base em assinatura


Quando um comportamento suspeito é detectado, os administradores recebem informações imediatas por meio de alertas e também obtêm dados para uma análise pós-compromisso completa. O uso de detecção e resposta de rede (NDR) e a implementação da tríade de visibilidade SOC permitem a descoberta de ameaças internas, oferecem compreensão abrangente de incidentes, reduz significativamente o tempo de resolução de incidentes e limita os danos.



Exponha ameaças desconhecidas de forma rápida e eficiente


O Flowmon permite que você identifique a causa raiz dos problemas, oferece visibilidade completa da rede e detecta ameaças de segurança com facilidade, graças ao seu mecanismo de IA e flexibilidade incomparável.


Obtenha uma solução repleta de recursos com excelente suporte.

  • Maximize o investimento: O Flowmon é até 500 vezes mais escalável do que a análise de pacotes.

  • Compatibilidade de dados: Compatível com todos os ambientes para integração perfeita.

  • Suporte premiado: Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com classificação 5/5 no Gartner Peer Insights.

 

Entre em contato com a International IT para saber mais detalhes ou realizar um trial da solução Flowmon em seu ambiente.


Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page