top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Monitoramento de Fluxo de Rede: Vantagens e Benefícios

Atualizado: 30 de nov. de 2023

Um fluxo de rede é a comunicação entre dois pontos que ocorrem durante a abertura e fechamento de uma sessão. Muitos de seus dispositivos de rede, como firewalls, roteadores e switches, capturam esses fluxos, que são pacotes com características comuns, como protocolo, porta de destino e endereço de origem e destino. Depois que a comunicação é concluída e o fluxo inativado, os registros são exportados pelo dispositivo e podem ser capturados por um coletor de fluxo.


O monitoramento de fluxo de rede também é conhecido como análise de pacotes, análise de tráfego de rede, monitoramento de largura de banda ou análise de utilização de largura de banda.




Como funciona o Monitoramento de Fluxo de Rede?


O monitoramento requer que os fluxos sejam capturados, sendo responsabilidade de um coletor de fluxo, geralmente um dispositivo autônomo que reúne e armazena dados de fluxo obtidos de dispositivos habilitados, como roteadores, comutadores e balanceadores de carga. Os coletores também podem obter esses dados de sondas dedicadas e outras fontes de fluxo.


Os principais indicadores do monitoramento de fluxo são:

  • RTT (Round Trip Time): Atraso provocado pela própria rede; tempo que leva para um pacote de dados ser enviado mais o tempo que leva para uma confirmação desse pacote ser recebido, esse indicador é medido de clientes para servidor no tráfego TCP.

  • SRT (Server Response Time): Atraso provocado pelo serviço de rede ou pelo próprio aplicativo; tempo que leva para o servidor começar a enviar dados após a solicitação do cliente ser aceita e confirmada, esse indicador é medido do servidor para o cliente no tráfego TCP.

  • Retransmissões: Número de pacotes retransmitidos que foram danificados ou perdidos.

  • Atraso: Tempo de atraso entre pacotes, mínimo, máximo, valor médio e desvio, este indicador é medido em ambas as direções de comunicação da rede.

  • Jitter: Calculado a partir do atraso como variância, mínimo, máximo, valor médio e desvio.

  • Pacotes fora de ordem: Número de pacotes entregues em uma ordem diferente da qual foram enviados.

Benefícios do Monitoramento de Fluxo de Rede


As principais vantagens do monitoramento de fluxo são:

  • Descobrir os aplicativos, hosts e usuários que estão consumindo sua largura de banda de rede

  • Encontrar e corrigir problemas de congestionamento de rede

  • Garantir que a largura de banda adequada seja alocada para seus aplicativos mais importantes

  • Descobrir malwares e ataques antes que causem danos


Flowmon: Impulsione o desempenho da rede


Flowmon é uma solução de monitoramento de desempenho de rede com base em fluxo que rastreia o uso de largura de banda, ajuda a TI a entender sua estrutura de tráfego e usa essas informações para encontrar a causa raiz de problemas de rede.


O Flowmon Collector processa dados de fluxo, incluindo NetFlow, IPFIX, sFlow, jFlow, cflowd, NetStream e scads, e obtém fluxos de uma variedade de dispositivos de rede, incluindo switches, roteadores, firewalls, corretores de pacotes e Flowmon Probes.


No lado da nuvem, o Flowmon suporta AWS, Azure e Google Cloud Platform.


O Flowmon pode ser equipado com o Anomaly Detection System (ADS) centrado na rede, que detecta comportamentos anômalos no tráfego de rede que podem indicar uma tentativa de violação, incursão, malware ou ameaça interna e alerta a equipe de TI.



Monitoramento de Fluxo avançado com NPMD


A infraestrutura de rede é o sistema nervoso de todos os negócios. Suas interrupções, gargalos, atrasos e outros problemas podem causar problemas reais aos funcionários e impactar negativamente os clientes.


As ferramentas de Network Performance Monitoring (NPM) ajudam os administradores a evitar essas situações, solucionar problemas de desempenho e distinguir entre atrasos causados ​​pela própria rede e atrasos causados ​​por aplicativos e serviços.


Já as soluções Network Performance Monitoring and Diagnostics (NPMD) oferecem visibilidade e diagnóstico para garantir que as redes corporativas possam suportar aplicativos de missão crítica, especialmente com o advento da virtualização, da nuvem e da Internet das Coisas (IoT).


Confira as vantagens da solução Flowmon NPMD:

  • Monitoramento de desempenho (tempo de ida e volta, tempo de resposta do servidor, atraso e jitter)

  • Ferramentas forenses de triagem e pós-incidente

  • Fluxo abrangente e análise de rede com base em captura de pacote completo

  • Monitoramento do desempenho de aplicativos no nível do banco de dados, SLAs, erros e latência.

  • Monitoramento de desempenho SaaS

  • Medição de falhas, desempenho e disponibilidade

  • Monitoramento de segurança

  • Análise de tráfego criptografado

  • Análise de comportamento e detecção de ameaças, incluindo malware, ransomware, ameaças internas/desconhecidas, botnets, mineração de criptografia e etc


Corrija problemas intermitentes de desempenho da rede


Um dos principais problemas que os profissionais de rede enfrentam são relativos a desempenho. Esses problemas sufocam a produtividade do usuário final e colocam em risco a qualidade do serviço (QoS) e os SLAs relacionados.


As ferramentas de monitoramento de infraestrutura existentes são ótimas para alertar as equipes de TI quando um equipamento, aplicativo ou serviço está inoperante, mas não são muito úteis para identificar problemas quando os usuários reclamam que o sistema está lento.


O monitoramento de fluxo oferece a visibilidade de rede necessária para detectar, definir e corrigir problemas intermitentes.


Aumente a segurança cibernética


A análise de dados de fluxo também pode ajudar a detectar atividades suspeitas se houver uma violação de segurança cibernética. Mesmo com as melhores defesas, é apenas uma questão de tempo até que algum hacker encontre um ponto de entrada.


O tempo de espera antes da descoberta após os cibercriminosos terem violado as defesas geralmente é medido em meses. O monitoramento e a análise dos dados de fluxo podem reduzir drasticamente esse tempo de permanência.


O mecanismo de análise de comportamento integrado ao Flowmon preenche a lacuna entre as defesas do perímetro e os terminais na rede. Ele pode alertar sobre atividades de rede inesperadas, como transferências repentinas de dados para locais da Internet, um comportamento comum de um ataque de ransomware. Frequentemente, os cibercriminosos copiam dados para vender na dark web ou usar para chantagear uma organização após criptografar seus dados.


Graças à capacidade de capturar, processar e analisar o tráfego de rede, o Flowmon nos ajuda a detectar e investigar fluxos de dados que podem indicar o possível comprometimento. O Flowmon oferece uma visibilidade profunda de todas as táticas, técnicas e procedimentos que os invasores usam para explorar a rede, expandir o controle e fazer persistência, além de parâmetros para identificar e evitar qualquer caso de vazamento de dados.


O Flowmon ajuda a expandir a visibilidade dos fluxos de rede para detectar em tempo hábil qualquer possível ataque, comportamentos anômalos e entender melhor a infraestrutura de rede.



Otimize sua rede e economize dinheiro


O monitoramento de fluxo compreende o estado total do tráfego e da largura de banda, e esses relatórios ajudam a planejar atualizações de rede economicamente eficientes. Você também economizará dinheiro fazendo uso eficiente da largura de banda que já possui, priorizando o tráfego e corrigindo problemas.


Clientes Flowmon compartilham suas experiências


O Gartner fez um relatório de monitoramento de desempenho de rede em que a solução Flowmon ganhou uma classificação de 4,8 em 5,0. Confira o depoimento de 3 clientes:


Hoje em dia, o pico de internet é muito alto e nessas situações realmente precisamos de uma solução analítica de rede que monitore constantemente o Netflow e forneça a melhor solução para a visibilidade de sua rede. Ele também protegerá a rede contra ameaças cibernéticas como DDoS.

Ficar de olho no histórico de navegação na internet e analisar o fluxo de dados é muito difícil. A solução Flowmon facilitou essa tarefa. Podemos analisar o fluxo da rede e também identificar as ameaças de segurança na rede.

O Flowmon oferece ótimos recursos que ajudam na detecção de ameaças responsiva e proativa. Detectamos várias ameaças em nossa rede antes que elas pudessem ser totalmente executadas. Essa detecção proativa o diferencia de outros fornecedores. A resposta do Flowmon nos ajudou a detectar DDoS e botnet quando o implementamos para nossa equipe de operações de segurança.

Fonte: Flowmon

 

Entre em contato com a International IT para saber mais detalhes ou realizar um trial da solução Flowmon em seu ambiente.



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page