Redes: 10 previsões para 2022

Atualizado: 15 de mar.

Prepare-se para grandes mudanças organizacionais e desafios de segurança cibernética. Para os profissionais de rede, 2022 trará constantes adversidades e transformações estruturais.



Confira 10 previsões trazidas por especialistas em tecnologia da Progress e outros analistas do setor:


Previsão 1: Estruturas organizacionais de TI cada vez mais descentralizadas e menos hierárquicas


gif

Com a crescente adoção do trabalho remoto, profissionais de redes e de TI passam a ser mais independentes e são estimulados a assumir responsabilidades. Executivos C-level e líderes de TI já entendem isso e estão apoiando essa tendência e levando-a adiante organizacionalmente.


O Gartner acredita que, até 2024, o aumento do trabalho autodirigido significará que 30% das equipes corporativas não terão chefes. Daryl Plummer, em entrevista à NetworkWorld, disse:

O papel do gerente como comandante e controlador do trabalho é um grande impedimento em uma era em que a agilidade dos negócios exige capacitação e autonomia da equipe
Planejar, priorizar e organizar os esforços de trabalho ainda deve acontecer, mas é essencial dissociar o 'gerenciamento' do papel tradicional de 'gerente' para colher os benefícios da agilidade nos negócios e do trabalho híbrido.

O Gartner explorou o assunto com mais profundidade no artigo "You'll be Breaking up with Bad Customers and 9 Other Predictions for 2022 and Beyond".

Com adoção ágil em 30% e trabalho híbrido em 50% de uma organização, cerca de um terço das equipes podem operar sem uma função de gerente tradicional. A pandemia aumentou a necessidade de resiliência organizacional, impulsionando mais agilidade incorporada nas empresas.
Por definição, ágil requer um ambiente de confiança que não se presta às hierarquias tradicionais. O aumento da força de trabalho híbrida revela que uma grande parte dos gerentes não possui o conjunto de habilidades necessário para gerenciar funcionários em situações remotas ou híbridas, e apenas 47% dos funcionários acreditam que seu gerente pode levar a equipe ao sucesso no futuro.

Previsão 2: Equipes de TI passam a ter a estratégia como foco


gif

Os profissionais de TI e a imprensa especializada já vem falando há muito tempo sobre alterar o objetivo de TI de manter as coisas funcionando para melhorar as coisas, ou seja, mudar o foco tático e de solução de problemas para um foco estratégico e de construção de negócios. De acordo com o artigo Future of Connectedness 2022 Predictions do IDC:

Até 2023, empresas de médio a grande porte farão a transição de 50% da equipe de TI, impulsionando a conectividade das operações táticas de suporte de rede legadas para resultados estratégicos de negócios, inovação tecnológica e entrega de serviços.

Previsão 3: O trabalho remoto criará novas oportunidades de violação


gif

Os profissionais estão cada vez mais se conectando por meio de redes pessoais menos seguras do que as redes corporativas. Essas redes pessoais são um ponto de entrada fácil para a rede corporativa. Os hackers sabem disso e irão explorar as redes de trabalhadores remotos para atacar as organizações.


Além de atacar as redes de usuários domésticos, os hackers terão como alvo dispositivos como laptops e tablets pessoais que não possuem segurança de nível corporativo, como firewalls, antimalwares e atualizações de patches e softwares.


Com a própria TI sendo amplamente remota (você não pode mais andar pelo corredor e fazer uma pergunta), é mais fácil para os hackers usarem a engenharia social (se passando por TI, por exemplo) para conseguir credenciais de funcionários remotos desavisados.


VEJA TAMBÉM: Como o trabalho remoto afetou a segurança de TI e o que você pode fazer a respeito?


Previsão 4: Forças de trabalho remotas geram novas demandas de conectividade


A TI continuará enfrentando os desafios de dar suporte a uma força de trabalho principalmente remota. Por isso, a conectividade rápida e confiável é mais vital do que nunca. A largura de banda robusta também é essencial para uma ótima experiência de videoconferência e outros serviços remotos.


Previsão 5: Hackers vão atrás de equipamentos de rede


Os hackers intensificarão os ataques à rede e aos próprios elementos da rede. Se eles podem danificar os dispositivos, podem prejudicar as operações de negócios também. E se eles comandarem esses dispositivos, podem controlar a rede e se infiltrar mais profundamente.


Previsão 6: A adoção de uma segurança Zero Trust aumentará


Está cada vez mais claro para as equipes de TI que devem bloquear todos os aspectos da rede e permitir acesso apenas quando necessário. A segmentação e até mesmo a microssegmentação é a regra para evitar danos causados ​​por ataques como ransomware. Zero Trust (Confiança Zero) é a nova palavra de ordem. Não confie em nada. Proteja tudo.


VEJA TAMBÉM: Zero Trust: 8 princípios para ajudá-lo a implementar sua arquitetura de rede


Previsão 7: Resiliência de rede é tudo


As interrupções de rede não apenas derrubam o negócio, mas também deixam uma mancha duradoura em sua reputação. Com a crescente sofisticação dos hackers (até mesmo os serviços em nuvem da Microsoft e da Amazon foram vítimas) as interrupções vieram para ficar, acredita a IDC. De acordo com o artigo Future of Connectedness 2022 Predictions do IDC:

Até 2025, as organizações do G2000 ainda sofrerão de duas a três interrupções sistêmicas de rede de provedores de serviços por ano, mostrando a importância de investimentos adicionais em redundância de conectividade e resiliência de serviço.
Em 2022, mais de 30% das organizações priorizarão a resiliência da conectividade para garantir a continuidade dos negócios, resultando em engajamento digital ininterrupto para clientes, funcionários e parceiros.

Previsão 8: Experiência do Aplicativo ganha tração


Profissionais inteligentes de TI e rede já perceberam que a experiência do aplicativo (AX) é importante e veio para ficar. Em 2022, haverá uma forte inclinação de TI para o AX, à medida que as organizações percebem que a disponibilidade agora é um desafio e precisam prestar atenção em como seus usuários finais experimentam seus sistemas.


Os fornecedores enfrentam o mesmo problema, pois percebem cada vez mais que os usuários finais estão sempre pesando a dor de usar seu produto contra o incômodo de ir para o concorrente – e esse incômodo está diminuindo constantemente.


Previsão 9: Gerentes de contratação de RH e TI terão um 2022 ocupado


A rotatividade de funcionários de tecnologia continuará. O setor de tecnologia está crescendo e os empregos são mais fáceis do que nunca de encontrar. A retenção vai se tornar um grande desafio. As organizações precisam examinar como estão compensando os funcionários (não apenas financeiramente), ou verão uma fuga de cérebros.


Os valores corporativos importam. Os profissionais de tecnologia serão mais cautelosos do que nunca ao ingressar em uma organização, avaliando se a empresa tem aderência aos seus valores.


Previsão 10: Política ficará ainda mais presente


A política agora é assunto de todos. Antes, você podia ser neutro e deixar a política como uma das coisas que não deveriam ser discutidas no escritório (junto com sexo e religião). Agora, se o seu funcionário fizer algo ofensivo online e viralizar, espera-se que a empresa aja o mais rápido possível. O posicionamento corporativo sobre questões como ambientalismo, diversidade e afins não é mais suficiente.


Do ponto de vista da rede, isso significa que é necessário saber como os funcionários estão usando a rede e o que estão fazendo nela. Uma coisa é se recusar a demitir um funcionário que faz um discurso racista em sua conta pessoal do Facebook, outra bem diferente quando se trata da conta da empresa no Twitter.


Fonte: The Network Monitor

 

Conte com a International IT para implementar uma solução segura e líder no mercado de Monitoramento de Rede, o WhatsUp Gold.


Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

187 visualizações

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!