O que é Monitoramento de Firewall?

Atualizado: 5 de out. de 2021

Firewalls são essenciais para proteger sua rede contra ataques cibernéticos, mas o fato de ter um firewall não deixa sua empresa necessariamente segura. É importante que ele esteja configurado e funcionando adequadamente.


Mas como saber se seu firewall está atendendo aos padrões exigidos? A resposta: Monitoramento de Firewall. Para garantir a segurança adequada é necessário rastrear e analisar as principais estatísticas do firewall, como a quantidade e os tipos de sessões, largura de banda e tráfego de rede. Você também deve saber quantos firewalls sua empresa possui, as marcas, modelos, configurações e quais softwares e firmwares estão ativos.



VEJA TAMBÉM: Monitoramento de Rede: O que você deve saber antes de escolher uma solução?


Muitos firewalls já vêm com alguma forma de monitoramento, mas a maioria das ferramentas são muito simples e não oferecem informações suficientes para garantir o melhor funcionamento do firewall.


Monitoramento de Firewall como parte do Monitoramento de Rede


Existem corporações que compram ferramentas específicas de monitoramento de firewall, mas essa não é a melhor abordagem. Você acha que faz sentido ter um software diferente para monitorar cada um dos aspectos de sua rede?


A melhor abordagem é ter uma solução de monitoramento de rede abrangente que ofereça monitoramento de firewall no contexto da sua rede corporativa, mostrando todos os recursos rastreados em um só dashboard.


Firewall Sobrecarregado


Sua empresa provavelmente possui mais de um firewall e este é um motivo relevante para gerenciar estes importantes ativos de segurança por meio do monitoramento de firewall.


Muitas vezes, os firewalls são "configurados e esquecidos", mas essa não é uma boa prática, o artigo "Firewall Monitoring Best Practices" corrobora essa afirmação:


O monitoramento de firewall é uma ferramenta importante para otimizar as implementações existentes em organizações de todos os tamanhos. No entanto, muitas empresas negligenciam o monitoramento de suas métricas de desempenho e status do firewall até que seja tarde demais.
Antes de começar a monitorar a eficácia de seus firewalls, você precisa de algum tipo de ferramenta de monitoramento de firewall. Essas ferramentas podem ser usadas para rastrear dados como configurações de regras atuais, avisos e registros de eventos (os registros de eventos geralmente são integrados ao firewall, mas uma ferramenta de monitoramento pode ajudar os usuários a analisar essas informações de forma eficiente).

Ou seja, se você tem ou precisa de uma solução de monitoramento de firewall, por que não deixar o software que monitora o resto da sua rede ficar de olho nos seus firewalls também?


SAIBA MAIS: Monitoramento de Rede: Você não pode proteger o que não consegue ver


Elementos essenciais do Monitoramento de Firewall


O monitoramento do firewall pode ser tão extenso quanto você desejar. Uma boa abordagem tem cerca de sete elementos:


  • Descoberta: encontre todos os firewalls e ativos associados e obtenha todos os detalhes relevantes.

  • Monitoramento: defina quais dados você deseja coletar sobre esses ativos e como deseja consultá-los.

  • Dashboards: obtenha uma visão geral do status do firewall em dashboards integrados e personalize-os para visualizações mais detalhadas ou específicas.

  • Alertas: envie alertas com base nos limites definidos pelo departamento de TI. Se o firewall falhar ou atingir certos limites de desempenho, um aviso pode ser enviado à equipe responsável por SMS ou e-mail.

  • Automações: uma boa solução de monitoramento de firewall pode ser configurada para agir com base em certas condições. Por exemplo, um firewall pode ser reiniciado por meio de scripts para tornar a TI mais eficiente. A automação também pode ser aplicada ao processo de descoberta para descobrir novos firewalls e equipamentos associados.

  • Relatórios: os relatórios mostram o que aconteceu no nível macro e micro, desde o status atual até um histórico detalhado.

  • Auditorias/Logs: revise regularmente seus logs de eventos de firewall para procurar anomalias que possam indicar mudanças em suas configurações de firewall.


VEJA TAMBÉM: Log Management: Funcionalidades e operação junto ao WhatsUp Gold


A solução de Monitoramento de Firewall do WhatsUp Gold


O WhatsUp Gold oferece um monitoramento de rede e aplicativos fácil de usar, que permite transformar dados em inteligência de negócios. Ao monitorar proativamente todos os dispositivos e serviços de rede críticos da sua empresa, o WhatsUp Gold reduz o tempo de inatividade e evita prejuízos. Com uma nova interface baseada na web, o WhatsUp Gold permite que você controle sua infraestrutura de rede, oferecendo facilidade de implementação, escalabilidade robusta, facilidade de uso, inovação e rápido retorno sobre o investimento.


Fonte: The Network Monitor

 

Conte com a International IT para implementar uma solução segura e líder no mercado de Monitoramento de Rede, o WhatsUp Gold.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.


226 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos