O que é Gerenciamento de Rede e por que ele é importante?

O gerenciamento de rede é a soma de aplicativos, ferramentas e processos usados para provisionar, operar, manter, administrar e proteger a infraestrutura de TI. O gerenciamento de rede visa garantir que os recursos de rede sejam disponibilizados aos usuários de forma eficaz e rápida. Ele aproveita a análise de falhas e o gerenciamento de desempenho para otimizar a integridade da rede.


Por que precisamos de gerenciamento de rede? Uma rede reúne dezenas, centenas ou milhares de componentes que interagem entre si. Esses componentes às vezes apresentam mau funcionamento, são configurados incorretamente, são utilizados em excesso ou simplesmente falham. O software de gerenciamento de rede empresarial deve responder a esses desafios empregando as ferramentas mais adequadas para gerenciar, monitorar e controlar a rede.



VEJA TAMBÉM: Network Operations Center: 6 Novas Tendências para NOCs


A importância do Gerenciamento de Rede


O principal objetivo do gerenciamento de rede é garantir que sua infraestrutura funcione de maneira eficiente e suave, com foco nos seguintes tópicos:


Minimizar interrupções de rede


As interrupções de rede (downtimes) são caras. Dependendo do tamanho da organização ou da natureza dos processos afetados, as empresas podem sofrer perdas catastróficas após apenas uma hora de inatividade.


Essa perda é maior do que apenas o impacto financeiro da interrupção da rede, deve-se levar em consideração o custo de uma reputação danificada. Redes lentas e sem resposta são frustrantes para clientes e funcionários.


Melhorar a produtividade


Ao estudar e monitorar todos os aspectos da rede, uma solução de gerenciamento de rede faz vários trabalhos simultaneamente. Com isso, a equipe de TI fica livre das rotinas repetitivas do dia a dia e pode focar nos aspectos mais estratégicos de seu trabalho.


Segurança de rede


Um programa de gerenciamento de rede eficaz pode identificar e responder a ameaças cibernéticas antes que elas se espalhem e afetem a experiência do usuário. O gerenciamento de rede garante os padrões de melhores práticas e a conformidade com legislações como a LGPD. Uma melhor segurança de rede aumenta a privacidade da rede e dá aos usuários a garantia de que podem usar seus dispositivos livremente.


Visão holística do desempenho da rede


O gerenciamento de rede eficaz oferece uma visão abrangente do desempenho de sua infraestrutura. Assim, você estará em posição para identificar, analisar e corrigir problemas rapidamente.


SAIBA MAIS: Monitoramento de Rede: 8 Melhores Práticas para sua Empresa


Como funciona o gerenciamento de rede?


O gerenciamento de rede abrange os seguintes aspectos:


Administração de rede


A administração de rede abrange a adição e o inventário de recursos, como servidores, roteadores, switches, hubs, cabos e computadores. Também envolve a configuração do software de rede, sistemas operacionais e ferramentas de gerenciamento. A administração também abrange atualizações de software e monitoramento de desempenho.


Operações de rede


As operações de rede garantem que a rede funcione conforme o esperado. Isso inclui monitorar a atividade da rede, identificar e remediar problemas. A identificação e o tratamento de problemas devem ocorrer preferencialmente de forma proativa e não reativa, embora ambos sejam componentes da operação da rede.


Manutenção de rede


A manutenção de rede aborda correções, atualizações e reparos em recursos como switches, roteadores, cabos de transmissão, servidores e estações de trabalho. Consiste em atividades corretivas e proativas tratadas por administradores de rede, como substituir switches e roteadores, atualizar controles de acesso e melhorar as configurações de dispositivos. Quando um novo patch está disponível, ele é aplicado o mais rápido possível.


Provisionamento de rede


O provisionamento de rede é a configuração de recursos de rede para oferecer suporte a uma ampla gama de serviços, como funções de voz ou usuários adicionais. Envolve alocar e configurar recursos de acordo com os serviços ou necessidades da organização.


Por exemplo, um projeto pode ter muitos membros da equipe fazendo login remotamente, aumentando assim a necessidade de banda larga. Se uma equipe precisar de transferência de arquivos ou armazenamento adicional, o ônus recai sobre o administrador da rede.


Segurança de rede


A segurança de rede tem como foco a detecção e prevenção de violações. Isso envolve a manutenção de logs de atividades em roteadores e switches. Se uma violação for detectada, os logs e outros recursos de gerenciamento de rede devem oferecer um meio de identificar o infrator. Deve haver um processo de alerta e escalada de atividades suspeitas.


A função de segurança de rede abrange a instalação e manutenção de software de proteção de rede, rastreamento de dispositivos de endpoint, monitoramento do comportamento da rede e identificação de endereços IP incomuns.


Automação de rede


Automatizar a rede é um recurso importante criado para reduzir custos e melhorar a capacidade de resposta a problemas conhecidos. Por exemplo, em vez de usar esforço manual para atualizar centenas ou milhares de configurações de dispositivos de rede, o software de automação de rede pode implementar alterações e relatar o status da configuração automaticamente.


SAIBA MAIS: Monitoramento de Rede: Você não pode proteger o que não consegue ver


Quais são os desafios do gerenciamento de rede?


Complexidade


A infraestrutura de rede é complexa, mesmo em pequenas e médias empresas. O número e a diversidade de dispositivos tornaram a supervisão mais difícil. Milhares de dispositivos, sistemas operacionais e aplicativos precisam trabalhar juntos. A luta para manter o controle sobre esse ecossistema em expansão foi agravada pela adoção da computação em nuvem e novas tecnologias, como a rede definida por software (SDN).


Ameaças à segurança


O número, a variedade e a sofisticação das ameaças à segurança de rede cresceram rapidamente. À medida que uma rede cresce, novas vulnerabilidades são introduzidas.


Expectativas do usuário


Os usuários se acostumaram a velocidades rápidas. Os avanços no hardware e na largura de banda, significam que os usuários esperam um desempenho e disponibilidade de rede consistentemente altos. Há baixa tolerância ao tempo de inatividade.


Custo


O gerenciamento da infraestrutura de rede tem um custo. Embora as ferramentas automatizadas tenham tornado o processo mais fácil, há o custo da tecnologia e o custo da mão de obra a serem enfrentados. Esse custo pode aumentar quando várias instâncias de software de gerenciamento de rede precisam ser implementadas devido à falta de escalabilidade para dar suporte a redes corporativas modernas com dezenas de milhares de dispositivos.


Encontre o parceiro certo de Gerenciamento de Rede


Sua rede é o núcleo de sua infraestrutura de TI. Gerenciar essa rede é crucial para garantir que seus negócios funcionem sem problemas. Embora os princípios permaneçam praticamente os mesmos, a prática de gerenciamento de rede de dados está evoluindo constantemente.


Para obter o gerenciamento de rede correto, você precisa implementar as ferramentas certas e trabalhar com profissionais qualificados como os da International IT. Isso lhe dará a visibilidade necessária para manter a rede sólida e a automação integrada.


O WhatsUp Gold da Progress é uma solução de software de gerenciamento de rede abrangente e comprovada pelo setor para grandes empresas, MSPs e agências governamentais.


Fontes: Extreme Networks e TechTarget

 

Conte com a International IT para implementar uma solução segura e líder no mercado de Gerenciamento de Rede, o WhatsUp Gold.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

115 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos