International IT
Novo vazamento: Base de dados atribuída ao Poupatempo é vendida por hackers
Atualizado: 22 de jul. de 2021
Depois do megavazamento de dados de janeiro, outra base com informações de 223 milhões de brasileiros está sendo vendida em fóruns na internet. Os dados incluem CPF, e-mail, endereço, celular, sexo e data de nascimento.

VEJA TAMBÉM: Setor de Energia: Saiba como proteger sua infraestrutura crítica
Segundo a DefCon, o preço de todos esses dados é de 0.3 BTC (cerca de R$ 94 mil).

Ainda não se sabe se a origem é realmente o Poupatempo. A Prodesp, responsável pela segurança do programa estatal, afirmou em nota:
O serviço é monitorado 24 horas por dia em tempo real pelas equipes de TI. Em mais de cinco décadas, e de inúmeras tentativas diárias, nunca houve vazamento de dados na Prodesp,
SAIBA MAIS: NSA defende adoção de um modelo de segurança Zero Trust
Para atrair compradores, os cibercriminosos oferecem gratuitamente uma base com 10 milhões de registros.

De acordo com reportagem da Folha, os registros foram validados pela empresa de cibersegurança Cipher. A base possui registros duplicados e CPFs de moradores de outros estados brasileiros, o que indicaria a utilização de um agregador de diferentes bases vazadas.
Proteja os dados de seus clientes com Primeur Data Privacy!
Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.