top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Monitorando o Tráfego de Rede TLS para diferentes Suites de Cifra

Atualizado: 11 de jan.

Na segurança da internet, o Transport Layer Security (TLS) desempenha um papel crucial como protocolo criptográfico para proteger as comunicações digitais. O TLS depende de suites de cifras para criptografar os dados transmitidos pela rede, garantindo confidencialidade e integridade. No entanto, nem todas as suites de cifras são iguais.



As suites de cifras compatíveis com FIPS possuem a aprovação do governo dos Estados Unidos, garantindo sua adequação para sistemas federais. Por outro lado, suites de cifras não compatíveis com FIPS podem apresentar vulnerabilidades de segurança devido a algoritmos criptográficos desatualizados e à potencial falta de sigilo perfeito para o futuro. Como resultado, torna-se primordial monitorar o tráfego de rede TLS para suites de cifra não compatíveis com FIPS. Fazer isso não apenas melhora a segurança ao identificar e bloquear suites vulneráveis, mas também assegura conformidade com regulamentações governamentais, mitiga riscos de violações de dados e fortalece a rede de sua organização contra possíveis ataques.


Transport Layer Security (TLS)

O TLS é um protocolo criptográfico usado para garantir comunicações pela internet. O TLS utiliza conjuntos de cifras para criptografar dados transmitidos pela rede.

Existem várias suites de cifras não conformes com FIPS ainda em uso hoje. Essas suites de cifras são consideradas menos seguras do que as suites conformes com FIPS. Isso ocorre porque podem utilizar algoritmos criptográficos mais antigos e mais suscetíveis a ataques. Além disso, algumas suites de cifras não conformes com FIPS podem não oferecer sigilo perfeito para o futuro, o que significa que se um atacante conseguir comprometer as chaves de criptografia, ele poderá descriptografar todas as comunicações passadas e futuras que foram criptografadas usando essas chaves.


Por que monitorar o tráfego de rede TLS para suites de cifras não compatíveis com FIPS?


Existem vários benefícios em monitorar o tráfego de rede TLS para suites de cifras não conformes com FIPS, incluindo:

  • Aumento da segurança: Ao identificar e relatar suites de cifras não conformes com FIPS, você pode ajudar a melhorar a segurança da rede de sua organização. Isso porque será possível identificar e bloquear essas suites, o que ajudará a proteger sua organização contra ataques.

  • Conformidade: Ao monitorar o tráfego TLS para suites de cifras não conformes com FIPS, você pode garantir que sua organização siga os regulamentos governamentais.


Monitorando o tráfego TLS com o Flowmon


O Flowmon oferece uma maneira fácil de monitorar o tráfego TLS não compatível com FIPS, descriptografando o tráfego TLS e inspecionando a suite de cifras utilizada.


Para uma revisão única, acesse o Flowmon Monitoring Center -> Analysis page, analise o perfil "Todas as Fontes" e filtre todo o tráfego TLS que utiliza suites de cifras diferentes das conformes com FIPS.

Se precisar obter mais detalhes do tráfego TLS na lista de fluxos, você pode escolher a saída "extended-tls", que apresenta campos específicos do TLS, como Versão do Cliente/Servidor TLS ou Suite de Cifras TLS.


Se estiver interessado em um monitoramento permanente, defina um novo Perfil na página Profiles -> Edit Profile no FMC, utilizando o filtro no canal do seu perfil.

Visualize o tráfego de rede, identifique problemas e evite ataques cibernéticos


O Flowmon permite que você identifique a causa raiz dos problemas, oferece visibilidade completa da rede e detecta ameaças de segurança com facilidade, graças ao seu mecanismo de Inteligência Artificial (IA) e flexibilidade incomparável.


Obtenha uma solução repleta de recursos com excelente suporte.

  • Maximize o investimento: O Flowmon é até 500 vezes mais escalável do que a análise de pacotes.

  • Compatibilidade de dados: Compatível com todos os ambientes para integração perfeita.

  • Suporte premiado: Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com classificação 5/5 no Gartner Peer Insights.

Para saber mais sobre como podemos fortalecer a segurança de sua infraestrutura de TI, entre em contato conosco hoje mesmo.


Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

Comments


Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page