top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Gmail: Sua empresa está realmente segura usando esse serviço?

Atualizado: 5 de dez. de 2023

Sua organização usa o Gmail ou Google Workspace? Se você for de uma empresa média, pequena ou do segmento de tecnologia, provavelmente sim. Na verdade, 92% das startups usam o Gmail e 60% das empresas de médio porte também utilizam esse serviço do Google. No total, mais de 5 milhões de empresas usam o Gmail.




A maioria das discussões sobre segurança cibernética fica centrada na Microsoft. Apesar desta preocupação fazer sentido, é hora de começarmos a falar sobre o Gmail. Isso porque ele é um serviço de e-mail extremamente popular para empresas de todos os tamanhos. Além disso, os invasores não tem como foco apenas e-mails, mas todo o Google Workspace, incluindo aplicativos como Documentos e Apresentações. Sem um sistema de segurança completo e bem estabelecido, seu Google Workspace está em risco.


A Avanan, empresa pertencente a Check Point Software, publicou um resumo (leia o PDF no final do artigo) de um ataque que utiliza comentários do Google Docs. O ataque acontece quando um cibercriminoso adiciona um comentário a um Google Doc (ou a qualquer outro asset do Google Workspace). Ao mencionar o alvo com um @, um e-mail é enviado automaticamente para a caixa de entrada dessa pessoa.


Nesse e-mail, que vem do Google, aparece o comentário completo, incluindo os links e textos maliciosos. Além disso, o endereço de e-mail não é mostrado, apenas o nome de quem comentou, tornando essa estratégia ideal para hackers se passarem por outros funcionários.



Com base no gráfico abaixo, é possível dizer que o Google ainda tem um longo caminho a percorrer quando se trata de impedir que e-mails de phishing cheguem à caixa de entrada.



Apesar do Gmail se sair melhor do que outras soluções, ainda há muitos ataques. Considere uma organização de 500 funcionários, onde o usuário médio vê cerca de 20 e-mails por dia. De acordo com o Threat Miss Calculator, estes são os resultados:



Você pode ver que é um problema considerável, uma vez que 24.570 e-mails de phishing seriam entregues nas caixas de entrada dos colaboradores todo o mês.


Se você está preocupado com a segurança do seu Google Workspace, a International IT e a Check Point podem te ajudar a implementar um solução de segurança robusta e moderna para sua empresa.


PDF original (em inglês)

5-Gmail-Attacks
.pdf
Download PDF • 4.81MB
 



Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page