EllaLink: Fibra ótica entre Brasil e Europa começará a operar em junho
Atualizado: 22 de jul. de 2021
Um novo cabo submarino de fibra ótica de alta capacidade ligando o Brasil à Europa terá sua operação iniciada até o final de junho de 2021.

VEJA TAMBÉM: Setor de Energia: Saiba como proteger sua infraestrutura crítica
A tecnologia permitirá reduzir em até 50% o tempo de latência (resposta na transmissão de dados) e beneficiará principalmente serviços em nuvem, negócios digitais, bancos eletrônicos, jogadores de games e consumidores de streaming.
As informações vão trafegar em uma velocidade de 100 Tbps (terabits) pelos 6,2 mil km do cabo que atravessa o oceano Atlântico.
Outro benefício importante é estabelecer uma conexão direta, mais rápida e segura com a Europa, uma vez que todas as informações transmitidas aos europeus passam pelos Estados Unidos e só depois seguem para UE.
De acordo com o secretário de Telecomunicações, Artur Coimbra, vários setores serão favorecidos:
Essa conexão vai melhorar a qualidade das aplicações corporativas, cooperação científica entre os países, videoconferências e outros serviços online.
Além da ligação mais rápida entre Brasil e Europa, também teremos a participação brasileira no projeto Humboldt que vai ligar América do Sul, Oceania e Ásia.
Mercado de Games
A melhora na transmissão de dados é decisiva, uma vez que milésimos de segundos podem decidir uma partida online.
Vicent Gatineau, diretor de marketing e vendas da EllaLink, explica:
Se imaginarmos dois jogadores, um brasileiro e um europeu, numa partida online mirando no mesmo alvo e ao mesmo tempo, o diferenciador entre ganhar e perder será quem o atinge primeiro, e isso é determinado pela latência.
VEJA TAMBÉM: Setor de Energia: Saiba como proteger sua infraestrutura crítica
Alta demanda por conexão
O cabo submarino de fibra ótica foi projetado para atender à crescente demanda por conectividade do mercado latino-americano, fornecendo internet contínua de alta velocidade.
Gatineau conclui:
Agora estão surgindo vários clientes pequenos, querendo acessar diretamente serviços que demandam alta capacidade, e isso gera um efeito em todo o ecossistema, com disseminação de grande quantidade de data centers, grandes e pequenos, fora dos EUA.
Fontes: Época, Tele.Síntese e MCom
Monitore a rede de sua empresa com a solução WhatsUp Gold ou deixe que a gente cuide disse com nosso NOC!
Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.