Os sistemas da PF (Polícia Federal) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) tiveram seus sistemas atingidos por um ataque cibernético no dia 10 de dezembro.
Segundo o portal R7, "dados de policiais com dívida ativa com a União foram apagados durante a investida criminosa. As equipes de segurança do governo acreditam também que informações de condutores cadastrados em bancos de dados das corporações tenham sido excluídas".
Esse ataque aconteceu no mesmo período em que os sites do ConecteSUS e do Ministério da Saúde foram derrubados pelo Lapsus$ Group.
Uma fonte anônima contou ao R7:
Saiu na mídia que os dados não foram afetados. Mas percebemos que muita coisa foi excluída. Existe a expectativa de que tudo volte hoje à tarde, mas ainda não se sabe se o que foi perdido será recuperado.
A suspeita inicial é que tenha ocorrido um ataque ransomware, em que os dados das vítimas são bloqueados pelos sequestradores digitais que criptografam os arquivos, adicionam extensões aos dados atacados e os mantêm “reféns” até que o resgate exigido seja pago. Mas até o momento não se tem notícia de nenhum pedido de resgate.
A PF (Polícia Federal) informou que não comenta investigações em andamento. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) publicou a seguinte nota:
"Na última sexta-feira (10), a PRF foi alvo de um incidente de segurança em uma de suas bases de dados, o que provocou a indisponibilidade de alguns sistemas, dentre eles o SEI.
Não foi identificado vazamento de dados.
Desde o momento que o incidente foi identificado, este foi imediatamente bloqueado. Equipes de técnicos da PRF estão trabalhando ininterruptamente para restaurar seus sistemas através dos back-ups, necessitando ainda de um prazo de 48h.
O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e acompanhado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI)."
Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.
Comments