• InternationalIT

4 exemplos de como o monitoramento correto pode melhorar a segurança da sua empresa

Atualizado: Mai 20

Para a maioria dos departamentos de TI, o monitoramento de rede é uma ferramenta essencial. Elas desempenham um papel importante, permitindo que os profissionais de TI obtenham visibilidade completa do status de dispositivos, sistemas e aplicativos de rede, mantendo a equipe ciente dos problemas.

Monitoramento de Rede e Segurança de TI

Mas, apesar de muitos considerarem Network Monitoring como um canivete suíço da TI, a segurança cibernética é uma área em que essas ferramentas raramente são usadas em todo o seu potencial.

Isso é uma falha porque você pode facilmente usar os dados e as informações geradas pelo monitoramento de rede para fins de segurança.

Com alguns ajustes e pensamento criativo, você pode colocar as informações, alertas e relatórios que as ferramentas de monitoramento de rede foram projetadas para reforçar sua postura de segurança.

Veja quatro exemplos:

1. Descubra violações mais rapidamente

Com uma moderna ferramenta de monitoramento de rede, você pode configurar notificações e alertas por email para alterações na configuração dos dispositivos de rede e auditar a configuração em relação às políticas definidas. O WhatsUp Gold também permite que os usuários visualizem e comparem as configurações do dispositivo na página de propriedades do dispositivo. Se as configurações forem perdidas, você poderá automatizar os backups da configuração do dispositivo de rede para qualquer dispositivo que suporte Telnet ou SSH.


VEJA TAMBÉM: Resolvendo problemas no gerenciamento de redes complexas

2. Detecte Cryptominers usando seus recursos

Com uma ferramenta moderna de monitoramento de rede, como o WhatsUp Gold, você pode monitorar facilmente picos de CPU e configurar alertas para quando o uso da CPU exceder 90% (ou qualquer outro limite desejado) em máquinas que não realizam regularmente tarefas intensivas da CPU. Essa é uma maneira simples de acompanhar suas máquinas e descobrir se há algo estranho acontecendo.

3. Detectar ataques DDoS e comportamento anômalo da rede

Ao monitorar o uso da largura de banda em tempo real e as tendências históricas da largura de banda, o monitoramento do fluxo de rede pode identificar proativamente problemas de segurança, como ataques DDoS, downloads não autorizados e outros comportamentos suspeitos e potencialmente maliciosos da rede.

VEJA TAMBÉM: Como resolver problemas de tráfego na rede?


4. Detectar acesso à Dark Web

Com o WhatsUp Gold, você pode alertar os administradores quando os usuários acessam o Dark Web (Tor) com um recurso que monitora todas as fontes do Network Traffic Analyzer e pode alertar os administradores quando qualquer host excede um número configurável de conexões com as portas Tor conhecidas durante um período definido. Isso permite que os administradores controlem o acesso à Dark Web por seus usuários.


Para alinhar o seu monitoramento de rede com a segurança da informação na sua empresa, é preciso ter uma equipe que trabalhe unida e com a mesma visão. Para fazer uma implementação consistente no seu ambiente, conte sempre com empresas que estejam qualificadas.

Conheça nossas soluções seguras, avançadas e robustas de Cyber Security, LGPD, NGFWs, Hardware, MFT, Monitoramento de Rede, NOC & SOC e Consultoria de TIC.


Assine a Newsletter IIT e receba conteúdos como esse diretamente em seu e-mail:


38 visualizações0 comentário